Mundo A Sorrir apoiou mais 886.000 pessoas carenciadas

Imagem da notícia: Mundo A Sorrir apoiou mais 886.000 pessoas carenciadas

A história da Mundo A Sorrir começou há 18 anos, após uma missão de um grupo de jovens recém-licenciados em medicina dentária, na Ilha do Fogo em Cabo-Verde.

A falta de acesso a cuidados de saúde oral, a ausência de recursos humanos e materiais e a inexistência de capacitação contínua no setor levaram à fundação da Mundo A Sorrir, uma Organização que passou a ser movida pela sua missão de promover a Saúde e a Saúde Oral como um direito universal.

A intervenção da Mundo A Sorrir foi alargada a Portugal, à Guiné-Bissau e a São Tomé e Príncipe, países onde trabalha atualmente, com o objetivo de transformar o Mundo num local mais justo, igualitário e inclusivo.

A prevenção e a literacia em saúde, a capacitação de profissionais e a assistência médico dentária são os pilares de atuação sobre os quais a Mundo A Sorrir se baseia e, é através de cada um deles, que a Organização beneficiou mais 886 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

“Hoje, fazemos uma retrospetiva do caminho percorrido para que, possamos olhar criticamente para os obstáculos, as conquistas e o impacto alcançado na vida das pessoas que beneficiamos, e crescer com esse exemplo no futuro. Orgulhamo-nos ao dizer que – trabalhamos de pessoas para pessoas – e, é ao lado destas pessoas, que queremos continuar a nossa caminhada para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos beneficiários”, declarou Mariana Dolores, presidente da Mundo A Sorrir.

Nos últimos 18 anos, contou com o apoio de 1.856 voluntários e registou 38.559 ações de prevenção em saúde e saúde oral, 165.729 rastreios orais, 185.880 tratamentos e 5.462 reabilitações orais com prótese dentária, tendo sido doadas 437.853 escovas e pastas de dentes.

Atuando em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), os projetos da Mundo A Sorrir contribuem para o reforço e fortalecimento de um sistema que não abrange toda a população, seja em Portugal ou em continente africano. “Desenvolvemos um trabalho de complementaridade e de cooperação com os atores governamentais, não-governamentais e a sociedade civil com o objetivo de delinear políticas e estratégias de saúde e saúde oral para dar resposta à população mais carenciada”, reforçou a presidente da Organização.

O trabalho desenvolvido pela Mundo A Sorrir em Portugal tem crescido significativamente, sendo distinguido pelos seus projetos pioneiros e inovadores. Expandiu-se a atuação a outras cidades do país, a novos públicos-alvo, criaram-se novas respostas sociais e novas temáticas foram abordadas. “Infelizmente estamos a atravessar momentos difíceis no nosso país e os pedidos de ajuda não param de aumentar de dia para a dia e, por essa razão, tentamos reinventar-nos para ninguém ficar à margem da sociedade e sem uma resposta”, afirmou Mariana.

Por sua vez, a nível internacional, a intervenção está cada vez mais consolidada, graças a presença permanente da Organização em cada país. Os projetos desenvolvidos em África são mais valorizados pelas entidades governamentais, possibilitando um alargamento da atuação, um maior impacto junto das comunidades e ganhos crescentes em saúde.

“É um desafio diário trabalhar em contexto internacional. Existem obstáculos constantes que dificultam o desenvolvimento do nosso trabalho, mas a falta de financiamento torna-se o maior entrave. A resiliência da equipa aliada à responsabilidade social dos nossos associados, parceiros e entidades individuais e coletivas permite-nos continuar a nossa jornada em prol da universalização da saúde e saúde oral. Sabemos que estamos a contribuir para a melhoria da saúde da população e o impacto do nosso trabalho torna-se visível a cada dia que passa”, reforçou a presidente da organização.

O 18º aniversário da Mundo A Sorrir foi celebrado através de um jantar solidário que teve lugar na Fundação Cupertino Miranda no Porto. A iniciativa reuniu 150 pessoas, entre elas, colaboradores, voluntários, associados, parceiros e amigos da Organização.

1 Agosto 2023
AtualidadePrótese dentária

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Boa Páscoa!

A equipa da LabPro deseja-lhe um uma Páscoa feliz e muito docinha. Que este seja um momento de união e celebração.

Ler mais 29 Março 2024
Prótese dentária

C.A.S.O. Porto celebra 15 anos

O Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto (C.A.S.O. Porto) celebrou um marco significativo neste mês, os 15 anos de dedicação à saúde oral e ao bem-estar da comunidade portuense.

Ler mais 27 Março 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade