Mundo A Sorrir apoiou mais 886.000 pessoas carenciadas

Imagem da notícia: Mundo A Sorrir apoiou mais 886.000 pessoas carenciadas

A história da Mundo A Sorrir começou há 18 anos, após uma missão de um grupo de jovens recém-licenciados em medicina dentária, na Ilha do Fogo em Cabo-Verde.

A falta de acesso a cuidados de saúde oral, a ausência de recursos humanos e materiais e a inexistência de capacitação contínua no setor levaram à fundação da Mundo A Sorrir, uma Organização que passou a ser movida pela sua missão de promover a Saúde e a Saúde Oral como um direito universal.

A intervenção da Mundo A Sorrir foi alargada a Portugal, à Guiné-Bissau e a São Tomé e Príncipe, países onde trabalha atualmente, com o objetivo de transformar o Mundo num local mais justo, igualitário e inclusivo.

A prevenção e a literacia em saúde, a capacitação de profissionais e a assistência médico dentária são os pilares de atuação sobre os quais a Mundo A Sorrir se baseia e, é através de cada um deles, que a Organização beneficiou mais 886 mil pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

“Hoje, fazemos uma retrospetiva do caminho percorrido para que, possamos olhar criticamente para os obstáculos, as conquistas e o impacto alcançado na vida das pessoas que beneficiamos, e crescer com esse exemplo no futuro. Orgulhamo-nos ao dizer que – trabalhamos de pessoas para pessoas – e, é ao lado destas pessoas, que queremos continuar a nossa caminhada para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos beneficiários”, declarou Mariana Dolores, presidente da Mundo A Sorrir.

Nos últimos 18 anos, contou com o apoio de 1.856 voluntários e registou 38.559 ações de prevenção em saúde e saúde oral, 165.729 rastreios orais, 185.880 tratamentos e 5.462 reabilitações orais com prótese dentária, tendo sido doadas 437.853 escovas e pastas de dentes.

Atuando em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), os projetos da Mundo A Sorrir contribuem para o reforço e fortalecimento de um sistema que não abrange toda a população, seja em Portugal ou em continente africano. “Desenvolvemos um trabalho de complementaridade e de cooperação com os atores governamentais, não-governamentais e a sociedade civil com o objetivo de delinear políticas e estratégias de saúde e saúde oral para dar resposta à população mais carenciada”, reforçou a presidente da Organização.

O trabalho desenvolvido pela Mundo A Sorrir em Portugal tem crescido significativamente, sendo distinguido pelos seus projetos pioneiros e inovadores. Expandiu-se a atuação a outras cidades do país, a novos públicos-alvo, criaram-se novas respostas sociais e novas temáticas foram abordadas. “Infelizmente estamos a atravessar momentos difíceis no nosso país e os pedidos de ajuda não param de aumentar de dia para a dia e, por essa razão, tentamos reinventar-nos para ninguém ficar à margem da sociedade e sem uma resposta”, afirmou Mariana.

Por sua vez, a nível internacional, a intervenção está cada vez mais consolidada, graças a presença permanente da Organização em cada país. Os projetos desenvolvidos em África são mais valorizados pelas entidades governamentais, possibilitando um alargamento da atuação, um maior impacto junto das comunidades e ganhos crescentes em saúde.

“É um desafio diário trabalhar em contexto internacional. Existem obstáculos constantes que dificultam o desenvolvimento do nosso trabalho, mas a falta de financiamento torna-se o maior entrave. A resiliência da equipa aliada à responsabilidade social dos nossos associados, parceiros e entidades individuais e coletivas permite-nos continuar a nossa jornada em prol da universalização da saúde e saúde oral. Sabemos que estamos a contribuir para a melhoria da saúde da população e o impacto do nosso trabalho torna-se visível a cada dia que passa”, reforçou a presidente da organização.

O 18º aniversário da Mundo A Sorrir foi celebrado através de um jantar solidário que teve lugar na Fundação Cupertino Miranda no Porto. A iniciativa reuniu 150 pessoas, entre elas, colaboradores, voluntários, associados, parceiros e amigos da Organização.

1 Agosto 2023
AtualidadePrótese dentária

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

C.A.S.O Lisboa já realizou mais de 5 mil consultas

O Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.) de Lisboa, promovido pela Mundo A Sorrir numa parceria com a Junta de Freguesia de Santo António e financiado pela Câmara Municipal de Lisboa, tem sido um apoio no acesso à saúde oral para a população vulnerável do município. Desde o seu início, o projeto já beneficiou diretamente 2894 pessoas.

Ler mais 26 Abril 2024
Atualidade

Ivoclar fortalece parceria com a vhf camfacture AG

A partir da atualização 8.09 do software vhf DENTALCAM, que está disponível desde março de 2024, o IPS e.max® CAD for PrograMill será aprovado para a fabricação de coroas, inlays, onlays, facetas e pontes de três elementos, até os segundos pré-molares, na máquina N4+.

Ler mais 24 Abril 2024
Atualidade

Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD

Sob o mote “Já é Tempo de dar Voz aos Médicos Dentistas”, Ana Sofia Lopes apresenta-se como “a médica dentista ideal para liderar a OMD num momento crucial para a profissão e para a saúde oral em Portugal”.

Ler mais 18 Abril 2024
Atualidade