“Identificámos uma lacuna”
Com o objetivo de preencher uma lacuna na área da formação de prótese removível em Lisboa, os sócios Joaquim Pestana e António Fortunato juntaram-se para fundar um novo espaço direcionado para técnicos de prótese dentária e médicos dentistas. A inauguração, em outubro, contou com um curso esgotado, ministrado por Luigi Ciccarelli, Master de Prótese Total, sob o tema “Função Encontra Estética”, utilizando dentes desenvolvidos por Max Bosshart em parceria com a Merz Dental.
Como surgiu a ideia para este centro de formação?
Joaquim Pestana: Esta ideia começou por eu ser um seguidor há muitos anos de Max Bossart. Já o trouxe a Portugal em 2019 e, entretanto, conheci o António. Decidimos juntar os nossos laboratórios e aí encontrámos um espaço maior e a minha ideia sempre foi ter uma sala de formação. E fomos em frente com este projeto. Tivemos a ousadia de criar um centro de formação dentro da nossa filosofia como técnicos de prótese dentária: o método de Max Bosshart.
Porquê a influência de Max Bosshart?
Joaquim: O meu pai era técnico de prótese dentária e eu cresci a fazer-me confusão de olhar para os modelos e não perceber porquê a colocação de um dente aqui ou ali. Há 45 anos não havia a informação que há hoje, como o traçado da mandíbula, os limites, uma análise profunda. O Max estuda tudo isso de uma forma incrível. Tornou-se um ídolo, a partir do momento em que o conheci na Suíça. Tive a honra de fazer uma Master Meeting no último ano com ele, com técnicos e médicos dentistas de renome de todo o mundo, que se designou de “Max Bosshart com Joaquim Pestana”. Às tantas eu e o António pensámos: porque não? Falámos com o Max e criámos o RBP Training Center.
António Fortunato: Identificámos uma lacuna, porque não havia uma formação contínua, apenas pontual, tipo uma vez ao ano. Todas as pessoas que fazem uma formação como esta – Master de Prótese Total, sob o tema “Função Encontra Estética”, dada pelo Luigi Ciccarelli, não podem estar tanto tempo sem renovações. Aqui conseguimos dar mais partilhas de conhecimento e juntar mais pessoas de renome, com conteúdos importantes para o seu trabalho, em várias áreas da prótese, como verdadeira reabilitação.
Saiba mais na nova edição da LabPro 57.
12 Dezembro 2024
Entrevistas