Miguel Pavão: a “saúde oral não é um detalhe”

Imagem da notícia: Miguel Pavão: a “saúde oral não é um detalhe”

“A eleição presidencial e um cenário político mais estável são sinais positivos. É essencial que o Presidente eleito coloque a saúde no topo das prioridades.” A posição é defendida por Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, que sublinha que “o país precisa de um pacto para a saúde”.

Num artigo de opinião, publicado no jornal Expresso, Miguel Pavão reconhece a importância da normalidade institucional, mas lembra que os problemas estruturais permanecem por resolver. “Chegou o Presidente; falta chegar a reforma”, afirma, defendendo que o sistema de saúde necessita de decisões políticas capazes de transformar compromissos em medidas concretas.

O bastonário alerta que a saúde oral continua a ocupar um lugar secundário nas políticas públicas, apesar do impacto direto que tem na qualidade de vida e na saúde geral da população. Segundo o bastonário, é necessário reforçar o investimento e garantir que o acesso a cuidados dentários seja mais abrangente e integrado no Serviço Nacional de Saúde. “O próximo “comboio” que cruzar o país trará mudança. É imprescindível que a decisão de integrar plenamente a saúde oral no SNS seja finalmente tomada”, defende.

Para o responsável da Ordem, a “saúde oral não é um detalhe, é parte essencial do direito à saúde e do futuro de um país que precisa, finalmente, de voltar a sorrir”.

13 Março 2026
Atualidade

Notícias relacionadas

APORMED com novos órgãos sociais para 2026-2028

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) voltou a eleger Antonieta Lucas como presidente da direção para o triénio 2026-2028. A cerimónia pública de tomada de posse dos novos órgãos sociais, a 22 de junho, contou com participação de cerca de 80 pessoas.

Ler mais 29 Junho 2026
Atualidade

Junho assinala o European Dental Technicians Day

Celebrado anualmente na primeira sexta-feira de junho por iniciativa da Federação Europeia de Associações Profissionais de Técnicos de Prótese Dentária (FEPPD), o European Dental Technicians Day 2026 assinalou-se no dia 5.

Ler mais 17 Junho 2026
Atualidade