Histórica Vitamina D
Não é consensual, mas a vitamina D é conhecida pelos seus benefícios para os dentes. Agora, uma revisão de Phillipe Hujoel, investigador norte-americano, a vários estudos, realizados entre 1920 e 1980, reafirmou o seu potencial para prevenir as cáries.
O investigador, da Universidade de Washington, reviu 24 ensaios clínicos controlados que envolveram 3.000 participantes, com idades entre os 2 e os 16 anos, de diversos países – Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, Áustria, Nova Zelândia e Suécia.
Os ensaios mostraram que os níveis mais elevados de vitamina D estavam diretamente associados a uma redução na degradação da dentição de 50 por cento. “O meu principal objetivo foi fazer um sumário da base de dados existente para que possamos lançar um novo olhar sobre o papel da vitamina D”, explicou Phillipe Hujoel, citado pelo portal Science Daily.
A vitamina D é conhecida pelos benefícios nos ossos mas a sua aceitação em relação aos dentes nunca foi consensual. Agora, com o decréscimo dos níveis desta vitamina na população as cáries têm aumentado. “Se este facto é ou não coincidência é uma questão que está aberta para debate. Enquanto não obtivermos uma conclusão, as grávidas ou as jovens mães devem ter em conta que a vitamina D é indispensável para um crescimento saudável porque é indiscutível que conduz a dentes e ossos com mais minerais”, realça o investigador.
Phillipe Hujoel alerta também para as debilidades dos ensaios clínicos para a época que foram realizados e para as diferenças dos estilos de vida dos participantes das de hoje, “é preciso ter cuidado com a interpretação desta revisão”.
Para Michael Hollick as descobertas realizadas reafirmam a importância da vitamina D para a saúde dentária. “As crianças que têm deficiências de vitamina D têm atrasos na erupção dos dentes e estes tendem a ser mais pobres e suscetíveis a cáries”, explica o professor de medicina do Boston University Medical Center.
Os resultados vão ser publicados na revista científica Nutrition Reviews no mês de Dezembro.
5 Dezembro 2012
Atualidade