“Se um colaborador não estiver bem, não pode realizar um bom trabalho”

Imagem da notícia: “Se um colaborador não estiver bem, não pode realizar um bom trabalho”

Embora o termo “burnout” possa ser desconhecido para a maior parte das pessoas, o seu significado com certeza não é estranho para ninguém.

Esta expressão, que traduzida significa queimar por completo, é utilizada para definir situações em que o trabalho põe em causa o bem-estar do trabalhador. Sendo um fenómeno comum às mais diversas profissões, o “burnout” resulta de uma crescente pressão profissional, aliada a um clima de insegurança e competitividade elevada.

A psicóloga social norte-americana Christina Maslach descreve-o como “uma síndrome patológica que resulta de um stress ocupacional prolongado.

Esta síndrome do esgotamento profissional decorre de uma excessiva dedicação à atividade profissional combinada com uma elevada obstinação para o sucesso e realização nesta área.

Profissionais de saúde diversos, médicos, enfermeiros, polícias, bancários e professores são alguns dos profissionais mais afetados por este problema, por serem aqueles que mantêm uma interação constante com outras pessoas e que, muitas vezes, têm como função ajudar o próximo.

Saiba mais sobre este assunto na LabPro 9.

11 Dezembro 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

Henry Schein Cares Foundation solidária com a Austrália

Em resposta à devastação provocada pelos incêndios florestais australianos, a Henry Schein está a angariar dinheiro para os esforços de recuperação e reconstrução, a doar produtos de saúde bastante necessários e a apoiar os seus clientes na área da odontologia que possam ter sido afetados pela crise em curso.

Ler mais 22 Janeiro 2020
Atualidade

Dezembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de dezembro de 2019.

Ler mais 6 Janeiro 2020
Atualidade

Boas festas

A equipa da LabPro deseja a todos os leitores um feliz natal e que 2020 seja um ano próspero, repleto de alegrias profissionais e pessoais.

Ler mais 20 Dezembro 2019
Atualidade