“Se um colaborador não estiver bem, não pode realizar um bom trabalho”
Embora o termo “burnout” possa ser desconhecido para a maior parte das pessoas, o seu significado com certeza não é estranho para ninguém.
Esta expressão, que traduzida significa queimar por completo, é utilizada para definir situações em que o trabalho põe em causa o bem-estar do trabalhador. Sendo um fenómeno comum às mais diversas profissões, o “burnout” resulta de uma crescente pressão profissional, aliada a um clima de insegurança e competitividade elevada.
A psicóloga social norte-americana Christina Maslach descreve-o como “uma síndrome patológica que resulta de um stress ocupacional prolongado.
Esta síndrome do esgotamento profissional decorre de uma excessiva dedicação à atividade profissional combinada com uma elevada obstinação para o sucesso e realização nesta área.
Profissionais de saúde diversos, médicos, enfermeiros, polícias, bancários e professores são alguns dos profissionais mais afetados por este problema, por serem aqueles que mantêm uma interação constante com outras pessoas e que, muitas vezes, têm como função ajudar o próximo.
Saiba mais sobre este assunto na LabPro 9.
11 Dezembro 2012
Atualidade