“Se um colaborador não estiver bem, não pode realizar um bom trabalho”

Imagem da notícia: “Se um colaborador não estiver bem, não pode realizar um bom trabalho”

Embora o termo “burnout” possa ser desconhecido para a maior parte das pessoas, o seu significado com certeza não é estranho para ninguém.

Esta expressão, que traduzida significa queimar por completo, é utilizada para definir situações em que o trabalho põe em causa o bem-estar do trabalhador. Sendo um fenómeno comum às mais diversas profissões, o “burnout” resulta de uma crescente pressão profissional, aliada a um clima de insegurança e competitividade elevada.

A psicóloga social norte-americana Christina Maslach descreve-o como “uma síndrome patológica que resulta de um stress ocupacional prolongado.

Esta síndrome do esgotamento profissional decorre de uma excessiva dedicação à atividade profissional combinada com uma elevada obstinação para o sucesso e realização nesta área.

Profissionais de saúde diversos, médicos, enfermeiros, polícias, bancários e professores são alguns dos profissionais mais afetados por este problema, por serem aqueles que mantêm uma interação constante com outras pessoas e que, muitas vezes, têm como função ajudar o próximo.

Saiba mais sobre este assunto na LabPro 9.

11 Dezembro 2012
Atualidade

Notícias relacionadas

Pedro de Albuquerque Mateus é o novo CEO da MALO CLINIC

A MALO CLINIC entrou numa nova fase de desenvolvimento, tendo reforçado a sua equipa de gestão com a contratação de Pedro de Albuquerque Mateus para presidente executivo (CEO). O gestor tem como missão potenciar o desenvolvimento da MALO CLINIC, que concluiu o seu processo de reorganização e revitalização.

Ler mais 14 Setembro 2020
Atualidade