Cientistas nacionais encontram forma de evitar a coagulação

Imagem da notícia: Cientistas nacionais encontram forma de evitar a coagulação

A descoberta do mecanismo que o mosquito da malária utiliza para evitar a coagulação no sangue das presas pode ser aplicada na produção de medicamentos para combater doenças cardiovasculares: é esta a conclusão de um estudo liderado por Pedro Pereira, investigador do Instituto de Biologia Molecular Celular, do Porto (IBMC), em que participaram cientistas espanhóis e franceses, noticiou o jornal As Beiras, a partir da Lusa.

O especialista português explicou que a molécula encontrada é da estirpe anófeles, “muito simples, sendo bastante eficaz”. Embora já tivesse sido isolada por cientistas norte-americanos, é agora possível perceber “a forma como elas funcionam”, avança a mesma fonte.

As características da molécula vão permitir a sua utilização no desenho de fármacos sintéticos, administráveis por via oral e com efeitos secundários reduzidos na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

1 Março 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

C.A.S.O. Porto celebra 15 anos

O Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto (C.A.S.O. Porto) celebrou um marco significativo neste mês, os 15 anos de dedicação à saúde oral e ao bem-estar da comunidade portuense.

Ler mais 27 Março 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

SPEMD celebra Dia Mundial da Saúde Oral

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 25 Março 2024
Atualidade