Cientistas nacionais encontram forma de evitar a coagulação

Imagem da notícia: Cientistas nacionais encontram forma de evitar a coagulação

A descoberta do mecanismo que o mosquito da malária utiliza para evitar a coagulação no sangue das presas pode ser aplicada na produção de medicamentos para combater doenças cardiovasculares: é esta a conclusão de um estudo liderado por Pedro Pereira, investigador do Instituto de Biologia Molecular Celular, do Porto (IBMC), em que participaram cientistas espanhóis e franceses, noticiou o jornal As Beiras, a partir da Lusa.

O especialista português explicou que a molécula encontrada é da estirpe anófeles, “muito simples, sendo bastante eficaz”. Embora já tivesse sido isolada por cientistas norte-americanos, é agora possível perceber “a forma como elas funcionam”, avança a mesma fonte.

As características da molécula vão permitir a sua utilização no desenho de fármacos sintéticos, administráveis por via oral e com efeitos secundários reduzidos na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

1 Março 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Lasermaq distinguida como Empresa Inovadora COTEC 2021

A empresa de Vila do Conde responsável pela produção e distribuição de equipamentos de tecnologia avançada foi reconhecida pela COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação.

Ler mais 8 Outubro 2021
AtualidadeMateriais e equipamentosPrótese dentária