Novo equipamento português previne doença do pinheiro
O projeto premiado foi uma inovadora forma de detetar a doença do nematode do pinheiro antes de os sintomas revelarem-se.
Segundo um comunicado ao ‘site’ Boas Notícias, Elisabeth Borges explica que o processo é muito simples, já que permite aceder rapidamente à assinatura elétrica de um material biológico, de forma a obter informação acerca da fisiologia.
Dois elétrodos colocados no tronco da árvore a aproximadamente 30 centímetros do chão conseguem extrair informação necessária para o diagnóstico, pois um dos elétrodos injeta corrente enquanto o outro recolhe o sinal gerado pela estimulação.
Por usa vez, a equipa converterá os sinais analógicos em digitais, para uma posterior análise. A parte complicada do processo é a interpretação dos sinais, já que a resposta biológica tem muitas variantes.
Segundo os investigadores, este processo é mais preciso e barato que outras técnicas laborais. O objetivo será introduzir o equipamento no mercado como também evitar o abate desmedido de árvores, medida utilizada quando se deteta esta doença nas árvores.
1 Abril 2013
Atualidade