Novo equipamento português previne doença do pinheiro

Imagem da notícia: Novo equipamento português previne doença do pinheiro

O projeto premiado foi uma inovadora forma de detetar a doença do nematode do pinheiro antes de os sintomas revelarem-se.

Segundo um comunicado ao ‘site’ Boas Notícias, Elisabeth Borges explica que o processo é muito simples, já que permite aceder rapidamente à assinatura elétrica de um material biológico, de forma a obter informação acerca da fisiologia.

Dois elétrodos colocados no tronco da árvore a aproximadamente 30 centímetros do chão conseguem extrair informação necessária para o diagnóstico, pois um dos elétrodos injeta corrente enquanto o outro recolhe o sinal gerado pela estimulação.

Por usa vez, a equipa converterá os sinais analógicos em digitais, para uma posterior análise. A parte complicada do processo é a interpretação dos sinais, já que a resposta biológica tem muitas variantes.

Segundo os investigadores, este processo é mais preciso e barato que outras técnicas laborais. O objetivo será introduzir o equipamento no mercado como também evitar o abate desmedido de árvores, medida utilizada quando se deteta esta doença nas árvores.

1 Abril 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Fevereiro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de fevereiro de 2021, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 1 Março 2021
Atualidade

Bom Carnaval

Apesar das circunstâncias, a equipa da LabPro deseja a todos os leitores e seguidores um ótimo Carnaval.

Ler mais 16 Fevereiro 2021
Atualidade