Investigadora lusa identifica plantas contra o dengue

Imagem da notícia: Investigadora lusa identifica plantas contra o dengue

Algumas plantas espontâneas ou cultivadas em Portugal, que podem também ser encontradas por toda a Europa, têm um poder inseticida e repelente que pode contribuir para a extinção do mosquito que transmite a dengue: é esta a principal conclusão da tese final da graduação em Medicamentos e Produtos à Base de Plantas, da farmacêutica investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Ângela Pizarro.

A tese apresenta informação sobre as plantas que podem fazer parte de formulações de produtos de ação inseticida ou repelente do mosquito vetor que transmite o virus, explicou a investigadora à Lusa, citada pelo DN.

A particularidade das plantas, tais como as espécies de Mentha, Eucalyptus e Glycirrhiza glabra (alcaçuz), é o facto de “serem aromáticas e de possuírem poderosos óleos essenciais”, “que perturbam o processo normal da transmissão da doença, atuando desde a eliminação do mosquito até à prevenção da picada”.

2 Abril 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Goldentav comemora 17 anos de história

“17 anos de história a construir parcerias que transformam sorrisos” é o mote da Goldentav para este aniversário. Fundada em 2008 por Pedro Taveira, a empresa tem trilhado um caminho sólido e focado em soluções para os laboratórios de prótese dentária em Portugal.

Ler mais 27 Fevereiro 2025
Atualidade

DentalCastro de parabéns

O laboratório DentalCastro, liderado por Francisco Castro, celebrou em janeiro 24 anos de “dedicação, inovação e excelência no setor da prótese dentária”.

Ler mais 19 Fevereiro 2025
Atualidade

Dentsply Sirona entre as empresas mais verdes da América

A Dentsply Sirona foi nomeada uma das “America's Greenest Companies 2025” pelo segundo ano na mais recente classificação da Newsweek, que reconhece as 500 maiores empresas dos EUA pelo seu empenho em reduzir o seu impacto ambiental.  

Ler mais 17 Fevereiro 2025
Atualidade