Investigação em Portugal é pioneira na luta contra o cancro

Imagem da notícia: Investigação em Portugal é pioneira na luta contra o cancro

Investigadores da Universidade do Minho estão a desenvolver um fármaco capaz de combater o cancro.

No dia 5 de junho a universidade anunciou em comunicado que a pesquisa “abre um novo campo na luta contra o cancro”.

Trata-se de um material microporoso com iões de zinco que os investigadores acreditam ser um avanço sem precedentes.

Stanislav Ferdov, líder da equipa internacional do centro de física da universidade, explicou que “na presença de quantidades muito pequenas deste material” é possível a “supressão seletiva até 95 por cento de um tipo de célula humana cancerígena ou imortal e de uma célula que leva à cirrose em humanos”.

A Universidade do Minho está assim na linha da frente no tratamento do cancro com esta nova técnica.

14 Junho 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

A equipa da LabPro deseja-lhe um verão feliz

Com a chegada do verão, a equipa da LabPro deixa uma mensagem especial a todos os seus leitores e parceiros: que estes meses sejam sinónimo de sol, descanso e momentos de qualidade junto de quem mais gostam.

Ler mais 4 Agosto 2026
Atualidade

APORMED com novos órgãos sociais para 2026-2028

A Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED) voltou a eleger Antonieta Lucas como presidente da direção para o triénio 2026-2028. A cerimónia pública de tomada de posse dos novos órgãos sociais, a 22 de junho, contou com participação de cerca de 80 pessoas.

Ler mais 29 Junho 2026
Atualidade