Investigação em Portugal é pioneira na luta contra o cancro

Imagem da notícia: Investigação em Portugal é pioneira na luta contra o cancro

Investigadores da Universidade do Minho estão a desenvolver um fármaco capaz de combater o cancro.

No dia 5 de junho a universidade anunciou em comunicado que a pesquisa “abre um novo campo na luta contra o cancro”.

Trata-se de um material microporoso com iões de zinco que os investigadores acreditam ser um avanço sem precedentes.

Stanislav Ferdov, líder da equipa internacional do centro de física da universidade, explicou que “na presença de quantidades muito pequenas deste material” é possível a “supressão seletiva até 95 por cento de um tipo de célula humana cancerígena ou imortal e de uma célula que leva à cirrose em humanos”.

A Universidade do Minho está assim na linha da frente no tratamento do cancro com esta nova técnica.

14 Junho 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Goldentav atinge maioridade

A Goldentav comemora 18 anos reforçando o crescimento sustentado desde a fundação em 2008 em Baguim do Monte. Inicialmente focada em consumíveis para laboratórios de prótese dentária, a empresa expandiu-se para equipamentos e formação técnica contínua.

Ler mais 12 Maio 2026
Atualidade

OMD pede “execução urgente” do programa de saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) iniciou esta terça-feira, 7 de abril, uma série de reuniões com vários grupos parlamentares na Assembleia da República, a fim de apresentar o “Manifesto para a Saúde Oral em Portugal – Da promessa à execução”.

Ler mais 8 Abril 2026
Atualidade