É de evitar ter a boca seca

Imagem da notícia: É de evitar ter a boca seca

Este problema é mais comum nos idosos, visto que com a idade avançada o ser humano produz menos saliva.

Só por comparação, uma pessoa com os seus 60 anos produz metade da saliva que um jovem, daí que seja recomendável ingerir alimentos mais líquidos ou não tão difíceis de mastigar.

O site brasileiro Veja conta que a boca seca pode levar à gengivite, infeções e comprometer o dia-a-dia, como dificultar a alimentação e o paladar.

Em alguns casos mais graves até pode levar à perda de dentes.

São nove os sintomas da boca seca, sendo a sensação pegajosa da língua, mau hálito, garganta “arranhada”, língua áspera, sede frequente, fissuras nos lábios, dificuldade a falar, rouquidão, ardência lingual, dor de garganta e secura das vias nasais.

Em alguns casos, este problema pode ser potenciado com medicamentos para as tensões ou para as depressões.

De qualquer forma, é aconselhável uma boa saúde oral e visita regular ao dentista.

19 Setembro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Ivoclar apresenta nova imagem

O Grupo Ivoclar está a consolidar a sua mudança para uma era moderna e ainda mais orientada para o cliente com um novo logótipo e uma identidade visual que foi reduzida ao essencial. Através de comunicado a empresa explica a decisão e refere alguns dos pontos essenciais desta mudança.

Ler mais 14 Janeiro 2022
AtualidadeMateriais e equipamentos

Zanh Dental com novo webinar

A Zahn Dental vai realizar no dia 27 de janeiro, pelas 19h00, um webinar com o tema: “Descubra a solução de prótese digital certa para o seu laboratório”.

Ler mais 12 Janeiro 2022
AtualidadePrótese dentária

“Somos ceramistas de coração”

Com a crescente aposta no digital, Diogo Gomes vê a presença das máquinas com uma “enorme e indispensável ferramenta”, apesar de o seu trabalho continuar a “depender das mãos e da apreciação de um bom técnico”. A LabPro revê a entrevista realizada a um dos fundadores do laboratório DentalShaping.

Ler mais 7 Janeiro 2022
AtualidadeEntrevistasPrótese dentária