Cadeira de rodas controlada pela língua

Está a ser desenvolvida nos Estados Unidos uma cadeira de rodas controlável pela língua do utilizador.
Os investigadores da Universidade de Georgia criaram um dispositivo semelhante a um ‘piercing’ lingual.
Através de um íman, cria um campo magnético dentro da boca que varia consoante os movimentos da língua, detetados por quatro sensores localizados nas bochechas do utilizador.
Em seguida, estes sinais são transmitidos via ‘wireless’ para um telemóvel, computador ou iPod.
Segundo o ‘site’ Boas Notícias, este sensor funciona como um joystick.
O sistema, denominado Tongue Drive System, foi testado num centro de reabilitação em Atlanta em 11 tetraplégicos e 23 pacientes sem qualquer tipo de paralisia.
Com este novo sistema, os pacientes com paralisia conseguiram mover-se três vezes mais rápido do que com o atual sistema do tubo.
A equipa está já a pensar no próximo projeto, sensores colocados nos dentes que permitem realizar ilimitadas funções em conjunto com a língua, como marcar números de telefone ou mudar o canal de televisão.
9 Dezembro 2013
Atualidade