Língua artificial ajuda a determinar colheita

Imagem da notícia: Língua artificial ajuda a determinar colheita

Investigadores concebem uma língua artificial, para determinar a altura ideal para a colheita das uvas.

Cientistas da Universidade Politécnica de Valência, Espanha, inventaram a chamado língua volumétrica ou eletrónica que, segundo o coautor do projeto, Manez Martínez, em declarações à BBC, é capaz de fazer medições para determinar a quantidade de açúcar, o nível de acidez e o ph do sumo das uvas.

No entanto, o dispositivo em nada se assemelha a uma língua de seres-humanos ou animais, visto que é um cilindro de aço equipado com elétrodos que permitem a tal análise em segundos, tal como um língua biológica.

As semelhanças são assim à base das funções, visto que o equipamento é também capaz de determinar se o sabor é doce, ácido ou amargo.

É igualmente capaz de reconhecer se se trata de uma fruta, legume ou outro alimento.

Aplicada à colheita de vinhos, esta língua determina com precisão científica a qualidade da uva que é fundamental para determinar o resto da linha de produção.

Fruta muito doce dá níveis de álcool incertos, tal como uma colheita fora de tempo pode provocar frutas podres.

A língua foi testada nas regiões de Utiel e Requena, Valência, em oito tipos de uva, a Cabernet Sauvignon, Shyrah, Chardonnay, Pinot Noir, Merlot, Bobal e Macabeo.

Os resultados foram recentemente publicados na revista dedicada à pesquisa sobre nutrição e alimentação Food Research International.

16 Janeiro 2014
Atualidade

Notícias relacionadas