Um trabalho completo para paciente exigente: reabilitação superior sobre implantes em zircónio maciço (sem cerâmica)

Imagem da notícia: Um trabalho completo para paciente exigente: reabilitação superior sobre implantes em zircónio maciço (sem cerâmica)

Artigo técnico de Víctor López.

Um paciente exigente não é sempre sinónimo de dificuldade. Expor claramente os desejos dentro de uma lógica ajuda muito a resolver o problema, embora o caso seja complexo. E há sempre soluções quando, como se refere aqui, existe um trabalho de equipa orientado para o doente.

Vamo-nos ocupar sobre o caso de um paciente insatisfeito com a sua prótese implantada. Ao realizar o seu tratamento, sempre pensei que a prótese seria aparafusada, nunca cimentada.

Devido á posição dos implantes e ao planeamento protésico, a sua prótese foi cimentada com pilares feitos à medida. Ele sofria de mau hálito constante e tinha restos de comida entre os dentes.

Uma das suas exigências era que não queria nada em metal nem voltar ao dentista para reparar a cerâmica, ou colar novamente a prótese. Queria algo fixo.

A partir destes simples requisitos, mas válidos, e depois do cliente entrar em contato connosco, agendamos um trabalho bastante complexo. Nós optamos logicamente por um procedimento em zircónio, ou nesta ocasião Prettau (zircónio maciço).

Estamos seguros que com um trabalho destes, o paciente nunca mais voltará a um dentista, exceto para revisões anuais.

O problema que nos surge diz respeito à posição dos implantes, sobretudo nos anteriores, que saem pela frente.

Nós resolvemos com algo até agora fora do normal: pilares dinâmicos cimentados e aparafusados à prótese de zircónio.

Leia o artigo na íntegra na LabPro 11, aqui.

20 Janeiro 2015
Artigos Técnicos

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas