Fumo de tabaco pode afetar dentes de bebés

Imagem da notícia: Fumo de tabaco pode afetar dentes de bebés

Um estudo japonês estima que bebés que estão perto de fumo de tabaco sofrem maior risco de sofrer problemas dentários. Até à idade de quatro meses existe uma maior probabilidade de, no futuro, as crianças virem a sofrer cáries, perda de dentes, entre outros problemas.

Segundo os investigadores da Universidade de Quioto, entre 2004 e 2010, foram acompanhadas 76.920 crianças japonesas. Apurou-se que as crianças fumadoras passivas tinham menos ácido siálico que as não fumadoras, composto que, em quantidades reduzidas, leva a malformações na placa dentária.

 

23 Novembro 2015
Atualidade

Notícias relacionadas

OMD pede “execução urgente” do programa de saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) iniciou esta terça-feira, 7 de abril, uma série de reuniões com vários grupos parlamentares na Assembleia da República, a fim de apresentar o “Manifesto para a Saúde Oral em Portugal – Da promessa à execução”.

Ler mais 8 Abril 2026
Atualidade

Miguel Pavão: a “saúde oral não é um detalhe”

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, considera que a eleição do novo Presidente da República reforça a estabilidade institucional, mas alerta que o país continua à espera de reformas estruturais na saúde oral e no sistema de saúde.

Ler mais 13 Março 2026
Atualidade