Quase metade dos portugueses não vai ao dentista há mais de um ano
As conclusões do II Barómetro Nacional de Saúde Oral revelam que 46,7% dos portugueses não consulta um médico dentista há mais de um ano, sendo que quando questionados sobre a regularidade com que vão a consultas de medicina dentária há 9,5% que responde nunca.
Há ainda 7,7% de portugueses que não vai ao médico dentista há pelo menos cinco anos e 34,3% nunca visita o médico dentista ou apenas o fazem em caso de urgência. São dados do II Barómetro Nacional de Saúde Oral realizado, este ano, pela consultora QSP em todo o país, incluindo as regiões autónomas. Mulheres, jovens, residentes no Interior Norte e de classe social mais elevada são quem mais marca consultas no médico dentista, estando no extremo oposto os mais idosos, habitantes no sul do país e da classe social D, a que tem menores rendimentos.
Para o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, “estes dados são preocupantes devido ao impacto que a saúde oral tem nas doenças cardiovasculares, diabetes e outras e que estão intimamente ligadas à alimentação. O que este barómetro nos mostra é que são as pessoas mais desfavorecidas quem tem maiores dificuldades no acesso a consultas de medicina dentária com consequências terríveis para a saúde em geral”.
9 Dezembro 2015
Atualidade