Curiosidade: Windecker Eagle 1, o avião criado por médicos dentistas

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Os últimos modelos de aviões comerciais da Airbus – como o A350 – familiarizaram o grande público com o uso de materiais compósitos na construção aeronáutica. Os CFRP – plásticos reforçados por fibras de carbono – são o material da moda. Por outro lado, os aficionados poderão facilmente citar modelos anteriores onde este tipo de construção já era usado… mas talvez não sejam tantos aqueles que conhecem a história do primeiro avião “de plástico”.

Leo Windecker fez um voo nos anos 50 que lhe mudou a vida. Sacudido no ar a bordo de um pequeno Cessna 152 ficou impressionado com a fragilidade da sua construção em alumínio. Falou com a esposa, Fairfax Windecker, e juntos decidiram fazer algo sobre o assunto. Tendo começado a trabalhar com fibra de vidro para fazer veículos de passeio, o casal reorientou os seus esforços para a construção de um avião. Sendo ambos dentistas, entre a sua clientela estavam vários funcionários da Dow Chemicals, cujo CEO, Herbert Dow, era outro fã da aviação.

Com os filhos e a ajuda da Dow, iniciaram um programa de investigação que resultou num novo material compósito, o “fibaloy”, mais resistente e leve do que o alumínio. Com este, construíram o primeiro protótipo, o Eagle, moldando de uma só vez toda a estrutura, com cablagem elétrica, tubagem de combustível e depósitos incluídos. A fuselagem era feita em duas metades, coladas posteriormente.

Parte do texto de Ricardo Reis, publicado na Up Magazine, revista de bordo da TAP Portugal.

24 Agosto 2016
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