Curiosidade: Windecker Eagle 1, o avião criado por médicos dentistas

Imagem da notícia: Curiosidade: Windecker Eagle 1, o avião criado por médicos dentistas

Os últimos modelos de aviões comerciais da Airbus – como o A350 – familiarizaram o grande público com o uso de materiais compósitos na construção aeronáutica. Os CFRP – plásticos reforçados por fibras de carbono – são o material da moda. Por outro lado, os aficionados poderão facilmente citar modelos anteriores onde este tipo de construção já era usado… mas talvez não sejam tantos aqueles que conhecem a história do primeiro avião “de plástico”.

Leo Windecker fez um voo nos anos 50 que lhe mudou a vida. Sacudido no ar a bordo de um pequeno Cessna 152 ficou impressionado com a fragilidade da sua construção em alumínio. Falou com a esposa, Fairfax Windecker, e juntos decidiram fazer algo sobre o assunto. Tendo começado a trabalhar com fibra de vidro para fazer veículos de passeio, o casal reorientou os seus esforços para a construção de um avião. Sendo ambos dentistas, entre a sua clientela estavam vários funcionários da Dow Chemicals, cujo CEO, Herbert Dow, era outro fã da aviação.

Com os filhos e a ajuda da Dow, iniciaram um programa de investigação que resultou num novo material compósito, o “fibaloy”, mais resistente e leve do que o alumínio. Com este, construíram o primeiro protótipo, o Eagle, moldando de uma só vez toda a estrutura, com cablagem elétrica, tubagem de combustível e depósitos incluídos. A fuselagem era feita em duas metades, coladas posteriormente.

Parte do texto de Ricardo Reis, publicado na Up Magazine, revista de bordo da TAP Portugal.

24 Agosto 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

Lasermaq distinguida como Empresa Inovadora COTEC 2021

A empresa de Vila do Conde responsável pela produção e distribuição de equipamentos de tecnologia avançada foi reconhecida pela COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação.

Ler mais 8 Outubro 2021
AtualidadeMateriais e equipamentosPrótese dentária