Depressão e problemas de saúde oral afetam-se mutuamente

Imagem da notícia: Depressão e problemas de saúde oral afetam-se mutuamente

“Depressão. Vamos falar!” é o mote para assinalar o Dia Mundial da Saúde 2017, data que se celebra todos os anos a 7 de abril.

A má saúde oral é considerado um fator de risco na depressão, sendo que doentes com depressão prejudicam vêm frequentemente a sua saúde oral afetada. Vários estudos confirmam que doentes de depressão têm mais doenças do foro oral, mas um estudo levada a cabo por uma equipa de investigadores mostra que pessoas com diversas doenças da cavidade oral têm maior probabilidade de vir a sofrer de depressão.

Para Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, “à evidência da prática clínica nos consultórios de medicina dentária juntam-se agora estudos científicos que permitem aprofundar uma relação estabelecida há muito, mas que os dados compilados ajudam a enquadrar, sistematizar e segmentar. A autoestima é determinante na forma como cuidados de nós e pessoas com problemas dentárias têm habitualmente autoestima baixa, são pessoas que evitam sorrir, quando mais rir, que tendem a evitar contactos sociais e que muitas vezes preferem deixar a agravar a situação a tratar-se. Perceber quem são estas pessoas, o que as afeta, como motivá-las e tratá-las é essencial”.

7 Abril 2017
Atualidade

Notícias relacionadas

Ivoclar apresenta nova imagem

O Grupo Ivoclar está a consolidar a sua mudança para uma era moderna e ainda mais orientada para o cliente com um novo logótipo e uma identidade visual que foi reduzida ao essencial. Através de comunicado a empresa explica a decisão e refere alguns dos pontos essenciais desta mudança.

Ler mais 14 Janeiro 2022
AtualidadeMateriais e equipamentos

Zanh Dental com novo webinar

A Zahn Dental vai realizar no dia 27 de janeiro, pelas 19h00, um webinar com o tema: “Descubra a solução de prótese digital certa para o seu laboratório”.

Ler mais 12 Janeiro 2022
AtualidadePrótese dentária

“Somos ceramistas de coração”

Com a crescente aposta no digital, Diogo Gomes vê a presença das máquinas com uma “enorme e indispensável ferramenta”, apesar de o seu trabalho continuar a “depender das mãos e da apreciação de um bom técnico”. A LabPro revê a entrevista realizada a um dos fundadores do laboratório DentalShaping.

Ler mais 7 Janeiro 2022
AtualidadeEntrevistasPrótese dentária