Depressão e problemas de saúde oral afetam-se mutuamente

Imagem da notícia: Depressão e problemas de saúde oral afetam-se mutuamente

“Depressão. Vamos falar!” é o mote para assinalar o Dia Mundial da Saúde 2017, data que se celebra todos os anos a 7 de abril.

A má saúde oral é considerado um fator de risco na depressão, sendo que doentes com depressão prejudicam vêm frequentemente a sua saúde oral afetada. Vários estudos confirmam que doentes de depressão têm mais doenças do foro oral, mas um estudo levada a cabo por uma equipa de investigadores mostra que pessoas com diversas doenças da cavidade oral têm maior probabilidade de vir a sofrer de depressão.

Para Orlando Monteiro da Silva, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, “à evidência da prática clínica nos consultórios de medicina dentária juntam-se agora estudos científicos que permitem aprofundar uma relação estabelecida há muito, mas que os dados compilados ajudam a enquadrar, sistematizar e segmentar. A autoestima é determinante na forma como cuidados de nós e pessoas com problemas dentárias têm habitualmente autoestima baixa, são pessoas que evitam sorrir, quando mais rir, que tendem a evitar contactos sociais e que muitas vezes preferem deixar a agravar a situação a tratar-se. Perceber quem são estas pessoas, o que as afeta, como motivá-las e tratá-las é essencial”.

7 Abril 2017
Atualidade

PUBLICIDADE
Montellano
PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Dia Europeu do Técnico de Prótese Dentária

A oferta é dirigida aos sócios da Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária, com dois bilhetes para o Open House Digital Lab Montellano, evento que se realiza a 22 de junho, no Museu Oriente, Lisboa.

Ler mais 7 Junho 2024
Atualidade

Feliz aniversário Paulo

Em dia de aniversário, resolvemos desafiar o Paulo, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 29 Maio 2024
Atualidade