Correção de angulação de até 30º através de CAD/CAM

O CAD/CAM é uma tecnologia que nos permite realizar as nossas próteses sobre implantes mediante um suporte informático que nos ajuda a desenhar a estrutura e um sistema posterior de mecanização ou fresagem que trabalha às ordens do computador. Os sistemas CAD/CAM oferecem múltiplas vantagens quando se comparam ao fabrico tradicional da prótese implanto-suportada. As principais vantagens que podemos diferenciar neste novo sistema são as seguintes:
– Homogeneidade de materiais: permitem a elaboração da prótese com materiais de alta qualidade que não se alteram durante o seu processo de preparação, já que todo o fabrico se realiza a frio.
– Poupança de tempo: o processo de CAD/CAM representa uma poupança de tempo substancial se compararmos com o método convencional de fabrico da prótese encurtando-se o número de visitas do doente e otimizando-se, assim, os tempos de clínica.
– Minimização de erros: ao transferir grande parte do processamento da prótese para o suporte informático reduzem-se os possíveis erros humanos que se podem introduzir no fabrico da mesma.
– Excelente ajuste marginal, alta precisão e boa oclusão.
– Possibilidade de correção de angulações: com este novo sistema, podemos permitir angulações de 0-30º na estrutura, o que torna possível mudar as indicações das prótese aparafusadas. A angulação da emergência dos parafusos resolve-nos os problemas de divergência que temos por vezes por erros na colocação dos implantes ou por nos encontrarmos com doentes com reabsorções severas onde se encontra o maior volume ósseo não sendo a mais indicada para a elaboração da prótese.
– Aumento do volume de produção: A mecanização permite trabalhar de forma mais eficaz, podendo assumir um maior volume de trabalho.
Leia o artigo na LabPro 28, brevemente disponível.
7 Junho 2017
Artigos Técnicos