UE: TPD não podem exercer de forma autónoma

Imagem da notícia: UE: TPD não podem exercer de forma autónoma

O Tribunal de Justiça da União Europeia ratifica que os técnicos de prótese dentária (TPD) não podem exercer a sua atividade de forma autónoma. A conclusão surgiu após um acórdão do Tribunal Civil de Malta no seguimento de um processo em que se pretendia reconhecer as qualificações profissionais dos técnicos dentários clínicos.

Este julgamento ocorreu após uma disputa entre a Associação Maltesa de Técnicos de Prótese Dentária e o Conselho das Profissões Complementares à Medicina nesse país sobre o reconhecimento das qualificações profissionais, já que a figura do técnico dentário clínico – título procedente do Reino Unido e que pode realizar trabalhos assistenciais nesse território – não está reconhecida em Malta nem nos outros países da União Europeia (UE).

É por isso que os profissionais que solicitaram exercer de tal forma em Malta foram registados como técnicos de prótese dentária, uma profissão sanitária regulamentada que não inclui o trabalho assistencial, ou seja, o atendimento direto ao público.

20 Novembro 2017
Prótese dentária

Notícias relacionadas

TOP 25: A voz dos profissionais – Laboratório HiTec

O ano de 1963 marca o início da caminhada do Laboratório HiTec, inicalmente conhecido com laboratório Wisil. Tiago Santos, diretor geral do laboratório português mais antigo, dá-nos o seu testemunho sobre este percurso de 62 anos.

Ler mais 16 Abril 2025
Prótese dentária

VITA apresenta novas VITA Vionic Resins

A partir de abril de 2025, a VITA Zahnfabrik vai expandir a sua oferta de próteses digitais com os inovadores materiais de impressão 3D do portfólio VITA VIONIC SOLUTIONS. As novas VITA VIONIC RESINS oferecem aos utilizadores materiais de alta qualidade e cores confiáveis, "o que torna a impressão 3D no laboratório uma atividade económica e confiável".

Ler mais 19 Março 2025
Prótese dentária