Ser técnico de prótese dentária faz mal à saúde?

Imagem da notícia: Ser técnico de prótese dentária faz mal à saúde?

A realidade é dos Estados Unidos da América, mas poderia muito bem ser transposta para Portugal. O portal Business Insider publicou uma lista com as 27 profissões que sofrem mais riscos de saúde, sendo que as ligadas à saúde oral são as que encabeçam esta listagem. Os dados surgiram da Occupational Information Network, um departamento do governo estadunidense responsável pela monitorização do trabalho naquele país. Como fatores avaliados, surgem a exposição a agentes contaminantes, doenças e infeções, como também a condições perigosas como radiação, risco de queimaduras, cortes, hematomas e picadas. O tempo que os profissionais passam sentados foi igualmente tido em conta, associado à inatividade. Estes fatores foram avaliados de 0 a 100, começando no menor risco e indo até ao maior. 

Em primeiro lugar surgem todos os profissionais ligados à saúde oral, desde médicos dentistas a técnicos de prótese dentária, passando pelos assistentes dentários e higienistas. Os três riscos apontados, que mais afetam a sáude destes profissionais, foram a exposição a agentes contaminantes (84), a exposição a doenças e infeções (75) e o tempo gasto sentados (67), conseguindo um score de 65.4, o mais alto da tabela.

Nos outros lugares, surgem os assistentes de bordo (2º); os anestesistas (3º); os veterinários (4º); os podologistas (5º); os inspetores de imigração (6º); os técnicos de histologia (7º); os operários de tratamento de águas (8º); os engenheiros mecânicos e industriais (9º); os assistentes médicos e cirúrgicos (10º); os manobradores de guindastes de gás e petróleo (11º); os pilotos de aviação (12º); os preparadores de equipamentos médicos (13º); os técnicos de equipamentos nucleares (14º); os lixeiros (15º); os preparadores de materiais refratários (16º); os manobradores de máquinas de exploração mineira (17º); os paramédicos (18º); os operadores de sistemas químicos (19º); os operários de unidades de petróleo e gás (20º); os enfermeiros de tratamentos críticos (21º); os mecânicos de sistemas de refrigeração (22º);os técnicos de medicina nuclear (23º); os técnicos de radiologia, os fundidores de metais, os embalsamadores e os instaladores e técnicos de elevadores (empatados no 24º lugar). 

19 Junho 2019
Prótese dentária

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Montellano celebra 50 anos

Bernardo Montellano, atual diretor-geral e neto do fundador, faz um balanço positivo do meio século de vida da empresa, que continua a querer “posicionar-se com parceira de todas as clínicas e laboratórios do país”.

Ler mais 18 Março 2024
Prótese dentária

Align Technology concluiu a aquisição da Cubicure

A Align utiliza impressão 3D para criar os moldes Invisalign personalizados, e a empresa pretende que a junção da tecnologia de ponta da Cubicure lhe permita imprimir alinhadores transparentes diretamente, melhorando a eficiência e a sustentabilidade da terapia.

Ler mais 13 Fevereiro 2024
Prótese dentária