Carta aberta aos partidos que concorrem às legislativas

Imagem da notícia: Carta aberta aos partidos que concorrem às legislativas

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) apela aos dirigentes dos partidos políticos que concorrem à Assembleia da República para contemplarem nos seus programas de governo soluções que permitam “corrigir a situação de Portugal, que exclui uma grande parte da população dos cuidados de saúde oral”.

Na carta que foi publicada este sábado, 7 de setembro, na edição do jornal Expresso, e que está disponível no site da OMD, a Ordem lembra que 70% dos portugueses têm falta de dentes e que destes 55% nada tem a substituir. Dados do Barómetro Nacional da Saúde Oral que revelam ainda que 30% da população nunca vai ao médico dentista ou apenas vai em caso de urgência.

Sob o mote “Saúde oral é saúde geral. É qualidade de vida.”, a missiva da OMD considera fundamental aumentar a acessibilidade da população à medicina dentária. A OMD defende que é necessária uma resposta integrada em termos de saúde pública ao nível preventivo, nomeadamente através do alargamento do cheque dentista a partir dos dois anos e aos desdentados totais, permitindo a reabilitação com próteses dentárias e a criação de um cheque dentista “urgência” para dar resposta às situações de dor e trauma dentário.

A Ordem considera ainda que é necessário criar benefícios fiscais no acesso a cuidados de saúde oral e próteses dentárias, e implementar mecanismos de comparticipação para consultas, tratamentos e reabilitação à semelhança do que já acontece nos Sistemas Regionais de Saúde dos Açores e da Madeira. Para assegurar a cobertura de todos os trabalhadores, a OMD recomenda a integração da medicina dentária na medicina do trabalho.

Em relação à oferta de cuidados de saúde oral no Serviço Nacional de Saúde, a Ordem recorda a importância da criação da carreira específica de médico dentista, já aprovada pelo Ministério da Saúde, faltando apenas a assinatura do ministro das Finanças. A Ordem recomenda ainda a incorporação de médicos dentistas nos hospitais do SNS e SRS para assegurar o tratamento da população hospitalizada, vítimas de acidentes e pacientes especiais. 

9 Setembro 2019
Prótese dentária

Notícias relacionadas

Congresso OMD: prótese dentária em foco

A 28ª edição do Congresso da OMD revelou um programa científico e socioprofissional de excelência, com temas importantes e atuais. Em relação à prótese dentária, destaque paras as palestras dos brasileiros Frank Kaiser, que se dedica à prótese removível, e Oswaldo Scopin, da área da prótese fixa.

Ler mais 4 Dezembro 2019
Prótese dentária

Marfidente aposta em tecnologia de ponta

O laboratório de prótese dentária Marfidente adquiriu recentemente o sistema de processamento CORiTEC 350i Loader PRO+, fresadora da imes-core comercializada pela Lasermaq.

Ler mais 27 Novembro 2019
Prótese dentária

OralMED quer aumentar número de laboratórios

Até ao final de 2019, as clínicas OralMED Medicina Dentária ultrapassarão as 50 unidades. E contarão ainda com mais um laboratório próprio, que se vem juntar aos dois já existentes.

Ler mais 18 Novembro 2019
Prótese dentária