Marta Monteiro: Covid-19 e o impacto na prótese dentária

Imagem da notícia: Marta Monteiro: Covid-19 e o impacto na prótese dentária

Marta Monteiro, diretora da divisão médica da Lasermaq, partilha com a LabPro qual será o impacto da Covid-19 no ramo da medicina dentária. “O setor da medicina dentária foi o primeiro a parar, tendo impacto evidente nas clínicas, nos laboratórios de prótese e em todas a empresas do setor. Isto, falando no curto prazo. A médio e longo prazo, vamos ter que aguardar a retoma da normalidade para medirmos os reais impactos da pandemia no setor. Uma breve nota relativamente à reabertura das clínicas: penso que não foi planeada com a tranquilidade desejada. Idealmente, deveria ter sido feita uma comunicação prévia ao público das medidas que foram tomadas para garantir a sua segurança durante os tratamentos dentários, no sentido de minimizar os riscos de contágio. Seria no fundo uma mensagem de confiança, que ajudasse a retoma”.

Acredita que, no futuro, “o mundo da saúde e da prótese dentária vai mudar para sempre após esta pandemia. A introdução de conceitos como a telemedicina, a redução do número de visitas médicas ou diagnóstico, são conceitos que vieram para ficar. Apesar de o setor dentário estar já habituado a um elevado padrão de descontaminação dos materiais e equipamentos, este setor continuará a primar pela excelência nos seus métodos. No entanto, vão ter que se adaptar e incorporar na sua rotina diária novas tecnologias que lhes permitam dar um passo mais à frente, inovar ainda mais o nível de segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde. Esta será a grande mudança, extensível a todos os setores e não exclusiva do ramo da medicina e prótese dentária… e não apenas nesta fase, mas para sempre, como forma de mitigar quer uma eventual nova segunda fase da Covid-19 quer outro futuro vírus com potencial pandémico”.

4 Junho 2020
Prótese dentária

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Montellano celebra 50 anos

Bernardo Montellano, atual diretor-geral e neto do fundador, faz um balanço positivo do meio século de vida da empresa, que continua a querer “posicionar-se com parceira de todas as clínicas e laboratórios do país”.

Ler mais 18 Março 2024
Prótese dentária

Align Technology concluiu a aquisição da Cubicure

A Align utiliza impressão 3D para criar os moldes Invisalign personalizados, e a empresa pretende que a junção da tecnologia de ponta da Cubicure lhe permita imprimir alinhadores transparentes diretamente, melhorando a eficiência e a sustentabilidade da terapia.

Ler mais 13 Fevereiro 2024
Prótese dentária