MAS apoia reabertura do setor de saúde oral na Guiné-Bissau

Imagem da notícia: MAS apoia reabertura do setor de saúde oral na Guiné-Bissau

Face à situação epidemiológica da pandemia que continua a afetar o mundo, a ONGD Mundo A Sorrir (MAS) mobilizou-se para apoiar a reabertura dos gabinetes de medicina dentária dos hospitais e clínicas sociais da Guiné-Bissau. Mariana Dolores declarou que, “se em Portugal foi difícil reabrir o setor com todos os ajustes necessários e custos acrescidos, na Guiné-Bissau a situação foi ainda mais crítica. Vários médicos dentistas guineenses pediram o nosso apoio e num modelo de cooperação coesa, apoiamos com formação e materiais a reabertura dos gabinetes de dois hospitais centrais e três clínicas sociais”.

Nos últimos meses, a organização recebeu vários pedidos de apoio de profissionais de saúde, dando conta do acesso limitado a Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para garantir o exercício da sua profissão em segurança. “O país já tinha as suas dificuldades na área da saúde e, agora, aumentaram devido a esta pandemia. Os profissionais de saúde estão a pôr as vidas em grande risco, devido à falta de materiais de proteção adequados para o trabalho”, realçou Mário N´Tick Nan Ala, médico clínico geral na Guiné-Bissau. O médico guineense declarou que “normalmente usam, apenas, uma máscara descartável por dia, independentemente do número de horas de trabalho. Existem profissionais de saúde a fazer plantões de 24 horas”.

Em resposta ao número limitado de EPIS, a Mundo A Sorrir, juntamente com diversas empresas, nomeadamente a UTrade, a Raitec 3D, a Univerplast Viseiras Médicas, a Gualter, Osório & Ca., Lda, o Sucesso do Pano e o médico dentista António Santos, fizeram uma doação de materiais de proteção individual aos hospitais e profissionais de saúde da Guiné-Bissau. Perante os inúmeros desafios no combate à pandemia, a cooperação entre a Mundo A Sorrir e os atores locais prevalece para que, juntos, consigam apoiar um setor pouco desenvolvido no país e com acesso limitado às medidas de proteção da Covid-19.

22 Setembro 2020
Atualidade

Notícias relacionadas

Setembro em números

Fique a conhecer as cinco notícias mais lidas no nosso site durante o mês de setembro de 2020, segundo dados do Google Analytics.

Ler mais 1 Outubro 2020
Atualidade