MAS apoia reabertura do setor de saúde oral na Guiné-Bissau

Imagem da notícia: MAS apoia reabertura do setor de saúde oral na Guiné-Bissau

Face à situação epidemiológica da pandemia que continua a afetar o mundo, a ONGD Mundo A Sorrir (MAS) mobilizou-se para apoiar a reabertura dos gabinetes de medicina dentária dos hospitais e clínicas sociais da Guiné-Bissau. Mariana Dolores declarou que, “se em Portugal foi difícil reabrir o setor com todos os ajustes necessários e custos acrescidos, na Guiné-Bissau a situação foi ainda mais crítica. Vários médicos dentistas guineenses pediram o nosso apoio e num modelo de cooperação coesa, apoiamos com formação e materiais a reabertura dos gabinetes de dois hospitais centrais e três clínicas sociais”.

Nos últimos meses, a organização recebeu vários pedidos de apoio de profissionais de saúde, dando conta do acesso limitado a Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para garantir o exercício da sua profissão em segurança. “O país já tinha as suas dificuldades na área da saúde e, agora, aumentaram devido a esta pandemia. Os profissionais de saúde estão a pôr as vidas em grande risco, devido à falta de materiais de proteção adequados para o trabalho”, realçou Mário N´Tick Nan Ala, médico clínico geral na Guiné-Bissau. O médico guineense declarou que “normalmente usam, apenas, uma máscara descartável por dia, independentemente do número de horas de trabalho. Existem profissionais de saúde a fazer plantões de 24 horas”.

Em resposta ao número limitado de EPIS, a Mundo A Sorrir, juntamente com diversas empresas, nomeadamente a UTrade, a Raitec 3D, a Univerplast Viseiras Médicas, a Gualter, Osório & Ca., Lda, o Sucesso do Pano e o médico dentista António Santos, fizeram uma doação de materiais de proteção individual aos hospitais e profissionais de saúde da Guiné-Bissau. Perante os inúmeros desafios no combate à pandemia, a cooperação entre a Mundo A Sorrir e os atores locais prevalece para que, juntos, consigam apoiar um setor pouco desenvolvido no país e com acesso limitado às medidas de proteção da Covid-19.

22 Setembro 2020
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

C.A.S.O. Porto celebra 15 anos

O Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto (C.A.S.O. Porto) celebrou um marco significativo neste mês, os 15 anos de dedicação à saúde oral e ao bem-estar da comunidade portuense.

Ler mais 27 Março 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

SPEMD celebra Dia Mundial da Saúde Oral

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 25 Março 2024
Atualidade