Como nasceu a LabPro…

Imagem da notícia: Como nasceu a LabPro…

2020, especialmente o último trimestre do ano, assinala uma década de LabPro. O primeiro número da única revista portuguesa impressa dedicada ao setor da prótese dentária saiu para a rua em outubro de 2010 e em dezembro de 2020 somamos 41 edições publicadas. Uma revista que foi idealizada por João Ferreira, na altura colaborador da Editora CódigoPro, a empresa detentora da LabPro. Para assinalar este marco tão emblemático, o João decidiu aceitar o nosso desafio e contar em primeira mão a história de como tudo começou.

“10 anos… ?!?! Não queria acreditar que o tempo tinha passado tão rápido quando chegou o convite para fazer esta retrospetiva. Mas é a verdade, o tempo passou e muito foi feito, contudo… muito mais há para fazer! Era início de verão de 2010 e muito trabalho surgia pela frente, pois havia a necessidade de criar novos produtos, novas soluções, para dar resposta à crise económica que se começava a sentir. O então projeto LabPro, que já estava na gaveta há algum tempo, começou a ganhar forma e surgiu como que no momento certo.

A par da necessidade de as marcas comunicarem objetivamente para este setor, existia há já demasiado tempo o estigma do ‘parente pobre’ referindo-se ao técnico de prótese dentária, termo que tantas vezes ouvi enquanto trabalhei na Editora CódigoPro. Eram os protésicos que o usavam para demonstrarem o seu descontentamento em relação às tantas publicações destinadas maioritariamente à medicina dentária, deixando a prótese dentária para segundo plano. A verdade é que da meia dúzia de publicações periódicas existentes na altura em nenhuma delas se reviam os técnicos de prótese dentária. A aposta digital estava também a dar os primeiros passos mais concretos: começavam a surgir os primeiros sistemas Cad-Cam, que já davam provas da sua funcionalidade, e que, no mínimo, mereciam a atenção dos mais atentos. E este foi o principal tema que levou algumas empresas a fazer ‘all in’ nesta revista.

É então que com o apoio de alguns técnicos de prótese dentária mais habituados a publicar casos, da APTPD e de algumas empresas, a ‘criança’ nasce e, a ver pelo percurso, por cá continua de boa saúde. De mencionar os dois projetos concorrentes que, por tomarem conhecimento deste, se apressaram a arrancar antes da LabPro… mas foi ‘sol de pouca dura’, faltou-lhes a resiliência e os conteúdos focados nesta arte.

A consistência do projeto creio que sempre assentou na coerência da comunicação, da clareza da informação, da forma independente da medicina dentária (ainda que muitos leitores sejam dentistas) e da possibilidade de colocar protésicos a comunicar para protésicos, de uma forma mais aberta e objetiva. Atualmente, continuo ligado a esta área, trabalhando na Lasermaq na implementação de sistemas Cad-Cam aos mais variados níveis, e como tal a leitura da LabPro tornou-se indispensável para me manter atualizado das novidades e notícias do meio”. (…)

Saiba mais na LabPro 41.

11 Janeiro 2021
Prótese dentária

Notícias relacionadas

Zirkonzahn sobre os 10 anos da LabPro

Desafiámos os nossos leitores a escreverem-nos e a darem-nos a sua opinião sobre a LabPro, a evolução do setor da prótese dentária em Portugal nestes últimos 10 anos e a importância da nossa revista neste percurso. Hoje destacamos o testemunho dos responsáveis pela Zirkonzahn.

Ler mais 28 Janeiro 2021
AtualidadePrótese dentária

Pedro Andrade sobre os 10 anos da LabPro

Desafiámos os nossos leitores a escreverem-nos e a darem-nos a sua opinião sobre a LabPro, a evolução do setor da prótese dentária em Portugal nestes últimos 10 anos e a importância da nossa revista neste percurso. Hoje destacamos o testemunho de Pedro Andrade, do Laboratório de Prótese Dentária Pedro Andrade.

Ler mais 26 Janeiro 2021
AtualidadePrótese dentária

Filipe Penelas sobre os 10 anos da LabPro

Desafiámos os nossos leitores a escreverem-nos e a darem-nos a sua opinião sobre a LabPro, a evolução do setor da prótese dentária em Portugal nestes últimos 10 anos e a importância da nossa revista neste percurso. Hoje destacamos o testemunho de Filipe Penelas, do laboratório Purodente.

Ler mais 22 Janeiro 2021
AtualidadePrótese dentária