“A prótese removível é completamente esquecida”
A LabPro conversou com Joaquim Pestana a propósito das formações na área da prótese removível em Portugal, um novo desafio que abraçou recentemente, embora só na área da divulgação e na ajuda para os contactos com técnicos internacionais.
Com o intuito de colmatar a falha que existe na formação da prótese removível (prótese total) em Portugal, Joaquim Pestana juntou-se a Manuel Guerreiro, da MG Dental Education, com o patrocínio e a colaboração da DentalMaster, com Paulo Tentugal e da MERZ Dental, com Maria Veiga Kraemer, para apostar na formação e trazer a Portugal nomes internacionais do mundo da prótese removível.
Joaquim Pestana começa por referir que a prótese removível é “o parente pobre da prótese dentária”, sendo esta de uma forma geral “esquecida num contexto clínico, onde não lhe é dada grande relevância e também no ensino superior onde é pouco abordada”.
No entanto, o técnico refere que a prótese removível é “a mãe das próteses”, logo não pode ser esquecida. Foi precisamente para colmatar essa falha que Joaquim Pestana decidiu convidar Max Bosshart “seu mestre suprassumo” a dar uma formação em Portugal. “Eu gostava muito de poder trazer ao nosso país, técnicos internacionais com o objetivo de conseguir passar a mensagem a todos os técnicos e jovens licenciados em iniciação na área da prótese total. Temos excelentes técnicos em Portugal, mas a prótese removível (prótese total) deixa muito a desejar e quanto ao ensino dado na faculdade, na vertente da prótese total, pelo que eu tenho verificado a sua abordagem é feita de forma muito breve”.
Foi desta necessidade que surgiu a ideia de trazer Max Bosshart a Portugal. Joaquim Pestana é um grande admirador do técnico suíço e tinha o sonho de trazê-lo ao nosso país. Neste sentido, o centro de formação Manuel Guerreiro Dental Education, em Alfragide, recebeu em novembro de 2019 dois cursos liderados pelo “mestre” suíço. “Eu sigo o Max Bosshart há muitos anos e a técnica de Gerber (…) já tinha feito um curso na Suíça e em Espanha, tinha o sonho de trazê-lo a Portugal! Em conjunto com o Manuel Guerreiro consegui e foi um sucesso”.
“Curso Funcional de Prótese Total” e Montagem de Prótese Total”, os dois segundo o método Prof. Dr. A. Gerber foram realizados sob a liderança de Max Bosshart, “contando ainda com a participação especial do meu amigo Kainuma Koji, técnico japonês, também ele um grande seguidor do Mestre Max Bosshart e do método de Gerber”.
A primeira formação foi direcionada a médicos dentistas e técnicos de prótese dentária, com 15 formandos e a segunda apenas para técnicos, com 17 profissionais.
Leia a reportagem completa na LabPro 43.
9 Agosto 2021
AtualidadePrótese dentária