Próteses removíveis: uma nova abordagem estética para os pacientes de amanhã

Imagem da notícia: Próteses removíveis: uma nova abordagem estética para os pacientes de amanhã

Os avanços na medicina, higiene, nutrição e os relacionados com o bem-estar geral contribuíram para uma maior esperança de vida. No início do século XX, as pessoas na casa dos 60 anos podiam esperar viver mais 13 a 14 anos; hoje, a sua esperança de vida é de 22 e 25 anos para homens e mulheres, respetivamente. No ano 2030, a esperança de vida das pessoas na casa dos 60 anos será entre 25 e 28 anos. Com uma esperança de vida de pelo menos 80 anos, aqueles que atingem os 60 anos de idade não têm qualquer razão para terminar a sua existência. Pelo contrário, a atitude perante a idade e, consequentemente, perante o estilo de vida das pessoas mais velhas está a mudar gradualmente. Isto influência naturalmente os hábitos dos consumidores. (Câmara de Comércio Austríaca)

Com esta esperança de vida, as pessoas entre os 50 e 70 anos de idade são os novos jovens, os chamados Best Agers, pessoas que estão na melhor idade possível e que levam uma vida ativa e veem o futuro como uma oportunidade. Por outro lado, sabemos que os contactos sociais e a socialização melhoram a qualidade da própria higiene dentária. Nestas circunstâncias, as atitudes em relação ao nosso corpo e à nossa aparência também mudam. Nesse sentido, estamos a ver como as pessoas estão gradualmente a mudar e a parecer cada vez mais jovens (Fig. 1a).

As reconstruções dentárias devem ter em conta estas novas circunstâncias sem cair num estereótipo ao estilo de Hollywood, substituindo um aspeto natural por um falso e artificial. Encontrar o equilíbrio entre a estética para estes Best Agers e um aspeto natural começa com a escolha dos materiais e produtos certos. A conceção de uma prótese dentária com esta abordagem e estilo em mente foi o ponto de partida para o desenvolvimento do PhysioSelect® TCR.

Conheça na íntegra este caso clínico na revista LabPro 45, já disponível online.

23 Fevereiro 2022
Artigos TécnicosAtualidadePrótese dentária

Notícias relacionadas

Revista do mês. Os mais lidos de junho

No início de mais um mês, mostramos as notícias mais procuradas pelos leitores na página online, destacando o conjunto de cinco artigos mais lidos de junho da LabPro.

Ler mais 1 Julho 2022
AtualidadeCuriosidade

LabPro 47

A revista LabPro 47, edição que destaca na capa Mário Simões e Rosinei Alves, proprietários do Laboratório de Prótese Dentária Goodentq, já está disponível para consulta online.

Ler mais 30 Junho 2022
AtualidadeRevista online

Bruno Machado vence concurso de fotografia

Bruno Machado, técnico de prótese dentária e estudante de medicina dentária, venceu o concurso de fotografia nas Jornadas da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), que decorreram de 19 a 20 de maio, no Auditório Prof. Armando Simões dos Santos.

Ler mais 28 Junho 2022
AtualidadePrótese dentária