Uma visão da profissão à missão do setor

Imagem da notícia: Uma visão da profissão à missão do setor

Não posso dizer que a Prótese Dentária tenha sido escolhida por vocação. Conto esta história várias vezes aos meus alunos para mostrar que a vocação profissional pode ser construída em alicerces de dedicação, gosto e trabalho.

O meu sonho era ser enfermeira, desisti dessa ideia assim que me sentei nas primeiras aulas de morfologia dentária com a Professora Catarina Martins na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

A proximidade entre alunos e professores continua a ser uma mais-valia nos dias de hoje à aprendizagem, os alunos não são um número e há uma frase que traduz muito bem isto: “diz-me como se faz e eu provavelmente esqueço-me; mostra-me como se faz e eu provavelmente lembrar-me-ei, faz-me sentir e eu jamais esquecerei.” Na prótese dentária podemos utilizar o engenho na “construção” de um novo sorriso como um critério importante na formação académica, a chamada habilidade manual, que em alguns é inata ou outros desenvolvida. Desta forma posso dizer que a profissão de Técnica de Prótese Dentária não apareceu de um sonho de infância, nem algo muito pensado e tão pouco sabia na altura da minha habilidade manual. 

Desde cedo percebi que a formação e o gosto pela aprendizagem iriam ter um papel preponderante no meu caminho, que o divido entre a formação académica e a formação de melhoria contínua à minha prática diária. Seja qual for o caminho que se escolha fazer o importante é percorrê-lo. Ouvir as nossas dificuldades e largar as nossas crenças é uma escolha que nos faz evoluir enquanto seres humanos e profissionais. Foi neste espírito que me candidatei ao mestrado em Gestão, durante dois anos fui desafiada a olhar para o setor e para o laboratório que fundei em 2009 numa visão a 360º.

Leia o artigo completo subscrevendo a LabPro 50.

25 Abril 2023
OpiniãoPrótese dentária

Notícias relacionadas

NEOLab: a automação rege o futuro da impressão 3D

Com mais de 45 anos de história, mais de 100 técnicos especializados e mais de 9.000 m 2 de espaço fabril, o NEOLab alberga atualmente 18 impressoras 3D que produzem mais de 600 modelos por dia. Localizado em Andover, Massachusetts, nos EUA, o NEOLab é o maior laboratório ortodôntico privado do país. Christian Saurman, líder deste laboratório, desvenda em discurso direto alguns segredos desta empresa de sucesso. 

Ler mais 8 Dezembro 2023
Prótese dentária

Mundo A Sorrir recebe Menção Honrosa

“Portugal Futuro” foi o mote da 14ª edição do Prémio Manuel António da Mota. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 26 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O projeto “Aprender a Ser Saudável”, promovido pela Mundo A Sorrir, foi distinguido com uma Menção Honrosa, no valor de 5000€.

Ler mais 6 Dezembro 2023
Prótese dentária

vhf apoia banco alimentar Tafel Deutschland

A vhf leva a sério a sua responsabilidade social corporativa e está empenhada em causas de caridade há muitos anos. Este ano, a empresa vai apoiar a associação sem fins lucrativos, Tafel Deutschland, com um donativo financeiro sob o lema "Não gaste, doe".

Ler mais 5 Dezembro 2023
Prótese dentária