“A longevidade é o tema fulcral do livro”
La Salete Alves é médica dentista, professora auxiliar convidada do Instituto Universitário Ciências da Saúde (IUCS) da CESPU e escritora. No feriado de 5 de outubro apresentou na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, a sua mais recente obra literária: “Curvatura da Vida – Estratégias de Longevidade”. Com este livro, pretende “inspirar e motivar o leitor no caminho da longevidade, através de um conjunto de estratégias que o levam a outro nível e revertem o processo e envelhecimento”.
Qual é o grande tema desta obra?
A longevidade é o tema fulcral do livro, que é conseguida 90% pelo estilo de vida e meio ambiente e apenas 10% pela genética. A Organização Mundial da Saúde (OMS), no Invisible Numbers, alerta que as doenças crónicas não transmissíveis, como diabetes, doenças cardiovasculares e cancro, ultrapassaram as doenças infeciosas e causam quase 75% das mortes globais, com 41 milhões de vítimas a cada ano. Os fatores antropogénicos como a obesidade, tabagismo, stress, poluentes ambientais e inatividade física conduzem à ativação crónica de vias de sinalização da meta inflamação. Com a adoção de estratégias para um envelhecimento saudável, cada indivíduo pode continuar a fazer o que ama em qualquer idade, forte o suficiente para abraçar cada momento, vivendo as últimas décadas da sua vida a sentir-se mais jovem tanto na mente, quanto no corpo!
Porquê a apresentação do livro na Praia do Cabedelo?
Não poderia ser noutro local, pois foi na Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, nos momentos felizes que vivi (caminhar, correr no areal ou nas aulas de surf), que decidi escrever o livro.
Qual o feedback por parte dos presentes e, claro, de quem já leu a obra?
“Ela é o livro!” foi o melhor elogio que ouvi, nas palavras do Dr. João Pimenta. “O livro é a tua praia!”, “transmite ciência em linguagem acessível” e “estou a adorar”, são alguns dos comentários que têm feito, o que me deixa muito satisfeita.
Leia a entrevista completa na LabPro 53.
9 Janeiro 2024
Destaque