Digital Report 2023: As redes sociais em Portugal

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Todos os anos a Datareportal publica, juntamente com a Meltwater e We Are Social, um relatório com os dados e conhecimento sobre as últimas tendências do mercado digital. O Digital 2023 Global Overview Report tem mais de 400 páginas de dados, gráficos e artigos. Relativamente às redes sociais resumimos, neste artigo, os insights mais relevantes no que diz respeito ao nosso país. 

Em janeiro de 2023, Portugal registava 8,05 milhões de utilizadores de redes sociais. Segundo o relatório, esse número de utilizadores era equivalente a 78,5% da população total. Já no que toca a idades, havia 7,80 milhões de utilizadores com 18 anos ou mais a utilizar as redes sociais em Portugal no início de 2023, o que equivalia a 90,6% da população total com 18 anos ou mais.  

De forma mais geral, 92,2% da base total de utilizadores da internet em Portugal (independentemente da idade) utilizaram pelo menos uma plataforma de redes sociais em janeiro de 2023. 

Relativamente ao género, o relatório aponta que 52,2% dos utilizadores das redes sociais em Portugal eram mulheres, enquanto 47,8% eram homens. 

Redes sociais com maior número de utilizadores  

No que toca às redes sociais com maior número de utilizadores em Portugal pode concluir-se, segundo o relatório, que o Youtube concentra o maior número de utilizadores (7,43 milhões), seguindo-se o Facebook (5,90 milhões), o Instagram (5,30 milhões), o Facebook Messenger (4,60 milhões), o LinkedIn (4,30 milhões) e o Tik Tok (3,24 milhões), a fechar o top 6. Em sétimo lugar aparece o Pinterest com 2,06 milhões de utilizadores, sucedendo-se o Twitter, com 1,90 milhões e, por fim, o Snapchat com 1,10 milhões de utilizadores.  

Sobre o crescimento de utilizadores desta rede em Portugal, o relatório destaca que “o alcance potencial dos anúncios do Facebook em Portugal diminuiu 50 mil (-0,8%) entre 2022 e 2023”. No entanto, esse alcance era equivalente a 57,5 % da população total no início de 2023. 

No que toca ao género, no início do ano, 52,1% da audiência publicitária do Facebook em Portugal era feminina, enquanto 47,9% era masculina. 

Falando agora do Youtube, o relatório refere que, ao contrário do Facebook, o potencial alcance publicitário do YouTube em Portugal aumentou 160 mil (+2,2 %) entre o início de 2022 e o início de 2023. Contudo, os mesmos dados mostram que o número de utilizadores que os profissionais de marketing conseguiram alcançar com anúncios no YouTube em Portugal aumentou, na verdade, 180 mil (+2,5 %) entre outubro de 2022 e janeiro de 2023. Sobre a audiência há, claramente, uma diferença em relação ao Facebook, já que 49,9% da audiência publicitária do YouTube em Portugal era feminina, enquanto 50,1 % era masculina. 

No Instagram, os números recentemente revistos sugerem que o alcance dos anúncios desta rede social em Portugal era equivalente a 51,7% da população total no início do ano. Já sobre a audiência as percentagens referem que 54,3% audiência era feminina, enquanto 45,7 % era masculina. 

Pode consultar os dados aqui.

Imagem de James de Castro James por Pixabay

11 Janeiro 2024
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