Ana Sofia Lopes concorre a bastonária da OMD
A candidata criou site para divulgar a sua mensagem – darvozaosmedicosdentistas.pt e também email – darvozaosmedicosdentistas@gmail.com para os colegas partilharem as angústias, anseios e aspirações.
Ana Sofia Lopes considera como principais desafios da sua candidatura combater a falta de acesso à saúde oral, a emigração dos jovens médicos dentistas, as más condições de trabalho e a proliferação de planos de saúde com preços baixos que colocam em risco a qualidade dos tratamentos. Por consequência pretende dotar a Ordem dos Médicos Dentistas de capacidade, vontade e eficácia na resolução destes problemas.
Ana Sofia Lopes propõe no seu programa para a OMD, a garantia da qualidade e universalidade da saúde oral, a valorização dos médicos dentistas, e o combate ao trabalho precário. São também eixos da sua candidatura a criação de uma carreira aliciante no SNS, a defesa dos direitos dos médicos dentistas, o reforço da regulação da profissão e a modernização da Ordem.
Ana Sofia Lopes propõe “a integração dos Médicos Dentistas com carreira definida no Serviço Nacional de Saúde, para defesa dos seus direitos contrariando o trabalho precário. É também necessário que o doente tenha acesso ao direito universal de tratamentos médico-dentários no SNS. Pugnar pela simplificação da burocracia nas clínicas, como, por exemplo, as regras da imagiologia, quando revertidas da legislação da União Europeia para a legislação portuguesa. Defende ainda o reforço da regulação da profissão sem esquecer a aproximação da Ordem aos seus médicos dentistas”.
A candidata tenciona ser “a Bastonária da mudança e da união” e convida todos os médicos dentistas a juntarem-se ao projeto. “Contem comigo! Tenho o propósito de marcar o meu mandato com um projeto realizado com toda a dedicação e, sobretudo, credível. Por todos nós!”. A candidata, conta com uma equipa “credível, experiente, motivada e unida” para que a Ordem dos Médicos Dentistas responda aos desafios da medicina dentária no século XXI.
18 Abril 2024
Atualidade