“Workflow Digital” tem Pedro Couto como formador
Com data marcada para 4 de outubro, no Centro de Formação Sorriso Natural, em Valongo, esta formação tem como objetivo “preparar os utilizadores de scanner intraoral para uma utilização na prática clínica. O curso irá demonstrar as vantagens de usar este tipo de equipamento, assim como ensinar a linguagem digital”.
A formação terá uma componente teórica e uma componente prática, começando com a apresentação do conceito de transformação digital, vantagens do fluxo digital para o médico e para o paciente, registos digitais de pacientes, planeamento de tratamento digital, trabalho de laboratório digital: enceramento digital, guias cirúrgicas, provisórios e impressão 3D. Fluxos de trabalho laboratório-clínica para reabilitação oral e cirurgia de implantes. Na parte prática haverá realização de uma leitura de scanner com realização da coroa em tempo real.
A base desta formação “é transferir conhecimento prático e teórico aos formandos de forma que estes consigam implementar o digital nas suas clínicas de forma fácil e fluída no dia seguinte à aquisição de qualquer scanner intraoral”.
O técnico de prótese explica que algumas das vantagens do fluxo digital são: a rapidez de procedimentos tanto na clínica, como no laboratório, a otimização do tempo de cadeira na clínica, a possibilidade de saltar passos em alguns tratamentos e a rapidez com que o trabalho chega ao técnico que vai executar o trabalho, sendo que a comunicação será direta, sem intermediários e sem etapas intermédias. Por essa razão, é fundamental que médicos dentistas, técnicos de prótese e assistentes dentárias conheçam este workflow digital.
Para o formador “quem não abraçar a área digital na medicina dentária terá tendência a “desaparecer”, uma vez que o fluxo digital já é o presente. Pedro Couto explica que “quem não acompanhar agora esta transição terá mais dificuldade em recuperar. Esta é uma área que está em constante evolução e estar dentro do processo ajuda a melhorar o nosso trabalho e o reconhecimento da nossa profissão, daí ser tão importante estarmos atualizados”.
12 Setembro 2024
Eventos e formação