Congresso da OMD mostrou “grande vitalidade”

Imagem da notícia: Congresso da OMD mostrou “grande vitalidade”

Miguel Pavão aproveitou o momento de reunião da classe para, dirigindo-se a Carlos César, medalha de Ouro da OMD e membro do Conselho de Estado, saudar a proposta do Partido Socialista, apresentada a 21 de novembro, que “recomenda a criação da carreira de médico dentista nas entidades públicas empresariais integradas no Serviço Nacional de Saúde”. E mostrou-se “expectante quanto à sua votação em plenário da Assembleia da República”.

O bastonário da OMD referiu que “a saúde oral continua a ser a área da saúde mais negligenciada, “quer pela falta de investimento, quer pela falta de atenção política”. “Recordo que a fatia orçamental dedicada à saúde oral não chega sequer aos 20 milhões de euros num orçamento que pela primeira vez atinge quase 17 mil milhões de euros”, pode ler-se em publicação online da OMD.

O responsável acrescentou que “a classe continua a aguardar a homologação das novas especialidades, a regulamentação do regime jurídico da proteção radiológica, nomeadamente o adiamento da data limite para formação, bem como a apresentação do plano prioritário de saúde oral que consta do atual programa do governo”.

Por seu turno, Orlando Martins destacou no seu discurso “a adesão da classe ao evento”, o que na sua visão, demonstra a “vitalidade do congresso e do nosso compromisso com a excelência”. Para o presidente da Comissão Organizadora, este é “o culminar de um ano de trabalho, que permitiu alcançar um “espaço de inovação, sustentabilidade e criatividade, refletindo a evolução constante da nossa profissão e da sociedade”.

O 33º Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, teve como tema “o paciente no centro da medicina dentária”, que continua alinhado com as orientações da Organização Mundial da Saúde. “Enquanto clínicos somos animados pelas possibilidades da IA e da construção do paciente digital”, afirmou António Duarte Mata, explicando que muitas vezes “diagnosticamos patologias e planeamos tratamentos” sobre um paciente que “não está sequer à nossa frente”. Por isso, “escolhemos o paciente no centro da decisão clínica como tema deste congresso”, concluiu.

 

 

 

9 Dezembro 2024
Eventos e formação

Notícias relacionadas

DCE traz a Lisboa formações de referência em 2026

Ao longo da masterclass, que decorre de 20 a 22 de janeiro de 2026, os participantes irão desenvolver competências técnicas avançadas e aprender a estruturar negócios mais eficientes, lucrativos e preparados para crescer.

Ler mais 8 Janeiro 2026
Eventos e formação

I Simpósio Ibérico realiza-se em maio

Numa organização conjunta entre a OMD e a SEPES, a cidade do Porto, recebe a 15 e 16 de maio, a primeira edição deste encontro ibérico, que terá como tema central a estética e reabilitação oral.

Ler mais 5 Janeiro 2026
Eventos e formação