TOP 25: A voz dos profissionais – Zahntech Lab
Com 29 anos de experiência no setor, o Zahntech Lab nasceu no Porto com Antero Ferreira, inicialmente como um pequeno laboratório. Ao longo dos anos foi-se consolidando tanto a nível da oferta dos serviços prestados, como de colaboradores, contando hoje com uma sólida equipa de profissionais.
Manuel Ferreira, responsável atual pelo laboratório, acredita que o “segredo para a longevidade” é “a dedicação, com especial foco no rigor e na qualidade do trabalho e atenção para com os médicos”. Acrescenta que garantir o acompanhamento e o avanço das tecnologias na área é fundamental, mas mantendo sempre a componente humana.
Manuel Ferreira menciona que aquando da sua criação, em 1991, o laboratório contava apenas com o fabrico de prótese acrílica e, em 1996, estabeleceu-se como um dos pioneiros na zona norte com a produção de prótese esquelética. Finalmente, em 2003, deram outro importante passo com a introdução da prótese fixa. Atualmente, oferecem aos seus clientes todos estes serviços.
O responsável aproveita para dizer que a tecnologia que tem surgido nas últimas décadas veio revolucionar a área da prótese dentária, permitindo-lhes agilizar o fluxo de trabalho, aumentando a consistência e precisão dos serviços e produtos que oferecem. Desta forma, acredita o responsável, foi possível para os laboratórios aumentarem a sua capacidade de produção sem comprometer a qualidade.
Questionado sobre os principais desafios encontrados desde a fundação do Zahntech Lab, Manuel Ferreira aponta o estabelecimento de uma base de clientes sólida, reforçando que isso só é possível “com tempo e consistência na qualidade dos trabalhos, desenvolvendo desta forma uma relação de confiança com o médico”.
Sobre os conselhos que gostaria de deixar aos colegas que pensam abrir um laboratório, Manuel Ferreira destaca que uma das coisas fundamentais “é ter paixão e dedicação pela profissão”. Adicionalmente, frisa que, para além de terem de acompanhar a evolução tecnológica, nunca se devem “esquecer do toque humano” e de que a profissão de técnico de prótese exige “longas horas de trabalho”.
19 Maio 2025
Publicações