“Exocad – Novidades em Inteligência Artificial” no Open House Digital Lab Montellano
O tema marcou um dos momentos da segunda edição do Open House Digital Lab Montellano. Durante o evento, trocamos alguns pontos de vista com Nádia Costa – Técnica de Prótese Dentária nos laboratórios HiTEC e Formadora Certificada Exocad.
Dentro das novidades em inteligência artificial da Exocad, que possibilidades podem abrir na fluidez do trabalho?
De momento vai permitir a um laboratório, com um elevado fluxo de trabalho, gerar peças mais pequenas de uma forma muito mais rápida. Vai automatizar os protocolos laboratoriais para uma produção mais ágil e em maior quantidade. No futuro, acredito que a IA seja também um bónus para trabalhos mais complexos e extensos.
O input do técnico será sempre essencial?
Sim, será sempre essencial. Cada vez mais o técnico de Cad-Cam tem de ter conhecimento de um vasto rol de programas e, especialmente, saber integrá-los. Um pequeno exemplo do que falo é saber integrar o software do MODJAW com o Exocad.
Qual é o nível de integração destas soluções no workflow atual?
Em relação à IA no Exocad, encaro-a como um processo de aprendizagem para o que aí vem. O Exocad disponibiliza mensalmente aos seus utilizadores créditos para que possam interagir com este novo software e com o TruSmileVideo. Apesar de atualmente preferir continuar com um workflow manual do Exocad, acredito que, se estivermos sempre atualizados, o nosso processo de adaptação à IA vai ser mais fácil.
O que podem os profissionais esperar destas e de futuras aplicações da Exocad?
Com o SmileCreator já conseguimos mostrar de uma forma rápida ao paciente uma simulação do planeamento que poderá ser feito. No entanto, com o TruSmileVideo podemos mostrar o mesmo planeamento, mas em formato vídeo, evidenciando as suas expressões faciais. Sinto que o software ainda tem muitas exigências, mas não deixa de ser muito interessante e é algo que desejo experimentar.
Leia reportagem completa na LabPro 59.
4 Agosto 2025
Entrevistas