Saúde oral: Transformação digital na agenda da SPMS
A presidente do Conselho de Administração da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Sandra Cavaca, recebeu a 1 de agosto, a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD).
O bastonário da OMD realçou “a necessidade da SPMS estabelecer um novo programa informático SISO (Sistema de Informação para a Saúde Oral) o quanto antes, de forma a criar as condições para a revitalização do programa cheque-dentista (que inclui a criação do cheque-prótese e de reabilitação oral) proposto pelo Governo. O SISO 2.0 está nesta fase em concurso público de audiência prévia, com uma dotação global de cerca de 2 milhões de euros”, lê-se em publicação da OMD.
Miguel Pavão fez notar ainda “a importância da criação do Boletim Digital de Saúde Oral, enquanto meio impulsionador do acesso a estes cuidados e da sua integração no sistema de saúde, numa ótica de componente essencial da promoção de uma vida saudável”.
O bastonário reforçou ainda o pedido, já realizado pela OMD junto da ministra da Saúde, sobre a retoma da emissão dos Certificados de Incapacidade Temporária por médicos dentistas, uma vez que com a publicação da Portaria nº 11/2024, de 18 de janeiro, estes profissionais ficaram impossibilitados de o fazer, lembrando que “os problemas de saúde oral estão entre os principais motivos de absentismo laboral”.
Imagem: SPMS
7 Agosto 2025
Atualidade