Café poderá evitar morte por cancro da boca

Imagem da notícia: Café poderá evitar morte por cancro da boca

Um relatório publicado em dezembro no American Journal of Epidemiology afirma que beber café está associado a um risco reduzido de morte por cancro bucal. Os cientistas estudaram 968.432 homens e mulheres saudáveis desde 1982.

Todos os questionários sobre saúde e hábitos alimentares foram completos, incluindo a quantidade de consumo de café desde o início do estudo. Vinte e seis anos depois, 868 pessoas morreram de cancro da boca ou garganta. Após o ajuste para o tabagismo, consumo de álcool e outros fatores, os investigadores descobriram que o risco de morte por cancro da boca ou garganta foi 26 por cento menor entre aqueles que beberam uma chávena de café por dia, 33 por cento menor entre aqueles que beberam de duas a três chávenas por dia, e 50 por cento menor entre aqueles que beberam de quatro a seis chávenas por dia, em comparação com aqueles que não beberam café com cafeína.

Os autores afirmam que não puderam distinguir se os que bebem café apresentam menos probabilidade de desenvolver cancro bucal ou de garganta ou se possuem maior probabilidade de sobreviver à doença. A autora principal, Janet S. Hildebrand, da Sociedade Nacional de Cancro, afirma que o mecanismo não era claro, mas que o café contém compostos que podem ter efeitos anticancerígenos. “Não estamos a recomendar que as pessoas comecem a beber café para prevenção do cancro, porém esta é uma boa noticia para aqueles que gostam de café”.

4 Fevereiro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Zirkonzahn apresenta Ice Zirkon Stains

A Zirkonzahn apresenta Ice Zirkon Stains, o kit de pigmentos com 10 cores diferentes, que se podem aplicar na superfície da coroa ou misturar com a cerâmica.

Ler mais 23 Setembro 2021
AtualidadeMateriais e equipamentos

Galimplant promove curso de prótese em Oviedo

A Galimplant organiza no próximo dia 1 de outubro um curso de prótese sobre implantes, no Hotel Barceló Oviedo Cervantes, na cidade de Oviedo, em Espanha. Jésus Pato Mourelo e Antonio Murillo Rodríguez serão os formadores do curso, que versará sobre as tendências e a atualidade no campo da prótese.

Ler mais 22 Setembro 2021
AtualidadeEventos e formaçãoPrótese dentária