Cortes nos laboratórios causam descontentamento

Imagem da notícia: Cortes nos laboratórios causam descontentamento

26 laboratórios geraram um movimento de descontentamento, em relação à nova política das ciências. Fazem parte do Conselho dos Laboratórios Associados (CLA), que criticou “o crescente agravamento das condições para a ciência”, consideradas “erradas” e “lesivas. Afirmou também no comunicado que “viabilidade das instituições está comprometida.

Em declarações ao jornal Público, Alexandre Quintanilha afirma que “não tem havido predisposição para o diálogo”. O secretário do CLA salienta que no ano passado houve descontentamento. Em novembro de 2012, ocorreu um corte mínimo de 25 por cento, mas houve laboratórios que sofrerem cortes na ordem dos 40 por cento, relacionados com o total do dinheiro gasto pela instituição no final do ano. “O aumento da burocracia” deixou muitos orçamentos no “vermelho”. Por causa dos atrasos dos pagamentos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, os laboratórios contraíram dívidas no limiar dos milhões de euros, daí que não podiam fazer muitas despesas.

Os novos cortes vão obrigar, segundo Quintanilha, a redimensionar as estruturas como também “a profissionais emigrar”, devido ao desemprego emergente. “Vários jovens já aceitaram propostas internacionais, por que ouviram que o Governo está a apostar na excelência num sentido muito restrito”.

“O conjunto de medidas tem conduzido a mudanças indesejadas e lesivas para as instituições de ciência”, havendo um “experimentalismo desprovido de qualquer modelo de suporte, assente na simples ideia de que a ciência se faz apenas com pessoas excelentes”, conclui o secretário.

O Governo justifica as medidas como uma decisão unânime, imposta por vários ministérios.

5 Fevereiro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
Montellano
PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Dia Europeu do Técnico de Prótese Dentária

A oferta é dirigida aos sócios da Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária, com dois bilhetes para o Open House Digital Lab Montellano, evento que se realiza a 22 de junho, no Museu Oriente, Lisboa.

Ler mais 7 Junho 2024
Atualidade

Feliz aniversário Paulo

Em dia de aniversário, resolvemos desafiar o Paulo, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 29 Maio 2024
Atualidade