Serra da Estrela sem tabaco

Imagem da notícia: Serra da Estrela sem tabaco

“Serra da Estrela: a primeira serra do mundo sem tabaco”é o novo projecto da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Pretende envolver diversas entidades, como centros de saúde, autarquias e escolas, entre outras, dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra, que serão desafiadas a participar na iniciativa.

Depois de uma tentativa inicial, há alguns anos, o Núcleo Regional do Centro da Liga retoma o projeto. O oncologista Carlos Oliveira, citado pelo Guarda Digital a partir da Lusa, sublinhou a “força simbólica” da iniciativa que se prolongará durante um ano, até ao próximo Dia do Não Fumador.

O cancro do pulmão apesar de não ser “o mais frequente”, é responsável pela “mortalidade mais elevada em Portugal”, com uma taxa de sobrevivência de apenas cinco a sete por cento.

8 Fevereiro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

OMD pede “execução urgente” do programa de saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) iniciou esta terça-feira, 7 de abril, uma série de reuniões com vários grupos parlamentares na Assembleia da República, a fim de apresentar o “Manifesto para a Saúde Oral em Portugal – Da promessa à execução”.

Ler mais 8 Abril 2026
Atualidade

Miguel Pavão: a “saúde oral não é um detalhe”

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, considera que a eleição do novo Presidente da República reforça a estabilidade institucional, mas alerta que o país continua à espera de reformas estruturais na saúde oral e no sistema de saúde.

Ler mais 13 Março 2026
Atualidade