Estímulo elétrico pode reduzir enxaquecas

Imagem da notícia: Estímulo elétrico pode reduzir enxaquecas

Utilizar um estimulador de nervo durante 20 minutos pode reduzir as enxaquecas. É a revelação de um estudo publicado na edição online do jornal ‘Neurology’.

O estudo foi realizado em duas fases: na primeira, os pesquisadores acompanharam por um mês 67 pessoas que sofriam, em média, quatro enxaquecas por mês, sem lhes oferecer nenhum tratamento;  posteriomente, o grupo foi dividido: uma parte recebeu o estímulo de 20 minutos diários durante três meses e à outra parte foi dada um placebo.

Os resultados revelam que aqueles que receberam o estímulo registraram menos dias de enxaqueca no terceiro mês, em comparação ao primeiro mês, quando não houve tratamento. A média mensal de fortes dores de cabeça caiu de 6,9 dias para 4,8 dias entre o grupo. O número não se alterou nos que receberam o tratamento placebo.

Segundo  os cientistas, este estudo abre caminho a novos tratamentos que geram menos efeitos secundários do que os atuais medicamentos para a enxaqueca.

 

 

15 Fevereiro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

OMD pede “execução urgente” do programa de saúde oral

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) iniciou esta terça-feira, 7 de abril, uma série de reuniões com vários grupos parlamentares na Assembleia da República, a fim de apresentar o “Manifesto para a Saúde Oral em Portugal – Da promessa à execução”.

Ler mais 8 Abril 2026
Atualidade

Miguel Pavão: a “saúde oral não é um detalhe”

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Miguel Pavão, considera que a eleição do novo Presidente da República reforça a estabilidade institucional, mas alerta que o país continua à espera de reformas estruturais na saúde oral e no sistema de saúde.

Ler mais 13 Março 2026
Atualidade