A mulher é quem sustenta lá em casa

Imagem da notícia: A mulher é quem sustenta lá em casa

Cada vez mais são as mulheres a única fonte de rendimento dos casais. Nos últimos dez anos subiu de 2 por cento para 16 as mulheres que, numa relação, são as únicas que trabalham. É uma média que cada vez mais se aproxima da dos homens, que corresponde a 17,9 por cento.

Em declarações ao Público, a psicóloga Sofia Aboim explica o fenómeno, considerado “uma alteração drástica, muito rápida e não desejada” das vidas dos portugueses como uma consequência de várias situações, entre elas a crise.

Considera ainda que a falência dos setores mais ligados ao sexo masculino como a indústria e a construção civil são outros dos fatores.

Para uma pesquisa mais alargada, analisou os dados do Inquérito Social Europeu, com a ajuda de Karin Wall, outra psicóloga.

Debruçaram-se sobre a questão da divisão do trabalho pago e não pago nos casais e concluíram que a mulher ganha-pão é mais assídua em casais com baixa instrução e nos grupos de idade mais velhos, entre os 51 e 65 anos.

Já o homem ganha-pão não variou muito desde 2002, representando uma evolução de 17 por cento para 17,9.

Sofia Aboim sublinhou também que estes dados não estão relacionados com o número de horas de trabalho doméstico.

A média dos homens continua nas quase cinco horas de trabalho contra as 21,8 das mulheres.

A psicóloga considera que estas variáveis explicam-se por as situações serem indesejadas, já que os homens encararam a situação com desconforto, principalmente os mais velhos.

“São os homens de casais em que ambos trabalham que mais investem no trabalho doméstico (quase 6 horas) “.

Os que menos investem são os dos casais em que ambos estão fora do mercado de trabalho (em média 2,9 horas semanais)

18 Fevereiro 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Dia Mundial da Saúde Oral assinala-se hoje

A saúde oral é um pilar fundamental para o bem-estar geral e qualidade de vida de cada ser humano. Celebrado anualmente a 20 de março pela Federação Dentária Internacional (FDI), desde 2013, o Dia Mundial da Saúde Oral tem como tema, este ano, "Uma boca feliz é... uma mente feliz".

Ler mais 20 Março 2025
Atualidade

Goldentav comemora 17 anos de história

“17 anos de história a construir parcerias que transformam sorrisos” é o mote da Goldentav para este aniversário. Fundada em 2008 por Pedro Taveira, a empresa tem trilhado um caminho sólido e focado em soluções para os laboratórios de prótese dentária em Portugal.

Ler mais 27 Fevereiro 2025
Atualidade

DentalCastro de parabéns

O laboratório DentalCastro, liderado por Francisco Castro, celebrou em janeiro 24 anos de “dedicação, inovação e excelência no setor da prótese dentária”.

Ler mais 19 Fevereiro 2025
Atualidade