A mulher é quem sustenta lá em casa

Imagem da notícia: A mulher é quem sustenta lá em casa

Cada vez mais são as mulheres a única fonte de rendimento dos casais. Nos últimos dez anos subiu de 2 por cento para 16 as mulheres que, numa relação, são as únicas que trabalham. É uma média que cada vez mais se aproxima da dos homens, que corresponde a 17,9 por cento.

Em declarações ao Público, a psicóloga Sofia Aboim explica o fenómeno, considerado “uma alteração drástica, muito rápida e não desejada” das vidas dos portugueses como uma consequência de várias situações, entre elas a crise.

Considera ainda que a falência dos setores mais ligados ao sexo masculino como a indústria e a construção civil são outros dos fatores.

Para uma pesquisa mais alargada, analisou os dados do Inquérito Social Europeu, com a ajuda de Karin Wall, outra psicóloga.

Debruçaram-se sobre a questão da divisão do trabalho pago e não pago nos casais e concluíram que a mulher ganha-pão é mais assídua em casais com baixa instrução e nos grupos de idade mais velhos, entre os 51 e 65 anos.

Já o homem ganha-pão não variou muito desde 2002, representando uma evolução de 17 por cento para 17,9.

Sofia Aboim sublinhou também que estes dados não estão relacionados com o número de horas de trabalho doméstico.

A média dos homens continua nas quase cinco horas de trabalho contra as 21,8 das mulheres.

A psicóloga considera que estas variáveis explicam-se por as situações serem indesejadas, já que os homens encararam a situação com desconforto, principalmente os mais velhos.

“São os homens de casais em que ambos trabalham que mais investem no trabalho doméstico (quase 6 horas) “.

Os que menos investem são os dos casais em que ambos estão fora do mercado de trabalho (em média 2,9 horas semanais)

18 Fevereiro 2013
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

C.A.S.O. Porto celebra 15 anos

O Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto (C.A.S.O. Porto) celebrou um marco significativo neste mês, os 15 anos de dedicação à saúde oral e ao bem-estar da comunidade portuense.

Ler mais 27 Março 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

SPEMD celebra Dia Mundial da Saúde Oral

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 25 Março 2024
Atualidade