Cientistas criam primeira mão biónica com tato

Imagem da notícia: Cientistas criam primeira mão biónica com tato

Vai ser testada pela primeira vez este ano e permitirá a pessoas com membros amputados voltarem a ter o sentido do tato.

Trata-se da primeira mão biónica sensível.

O projeto foi desenvolvido pela Escola Politécnica Federal de Lausana, na Suiça, pelo projeto de investigação da Comissão Europeia – Project TIME – e pela empresa Prensilia, empresa italiana de alta tecnologia e design.

O objetivo é garantir ao utilizador o controlo da mão biónica através do pensamento que, por sua vez, enviará estímulos para o seu cérebro através dos sensores na ponta dos dedos.

Estamos assim perante um novo sistema que permitirá ao utilizador sentir os seus dedos, a palma da mão e o pulso.

 

19 Março 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Direção da APTPD sobre os 10 anos da LabPro

Desafiámos os nossos leitores a escreverem-nos e a darem-nos a sua opinião sobre a LabPro, sobre a evolução do setor da prótese dentária em Portugal nestes últimos 10 anos e sobre a importância da nossa revista neste percurso. Hoje destacamos o testemunho da direção da APTPD – Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária.

Ler mais 18 Janeiro 2021
Atualidade

Novo confinamento: clínicas e laboratórios podem abrir

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da medicina dentária. As clínicas vão manter-se abertas, logo os laboratórios de prótese dentária poderão continuar em funcionamento.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadePrótese dentária

João Caramês tomou posse como novo diretor da FMDUL

No passado dia 4 de janeiro realizou-se a tomada de posse do novo diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), João Caramês. Esta cerimónia decorreu pelas 12h na Sala do Senado do edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade