Cientistas britânicos criam dente a partir de células da gengiva

Imagem da notícia: Cientistas britânicos criam dente a partir de células da gengiva

Os implantes e próteses dentárias poderão vir a ser substituídos por dentes “verdadeiros” criados a partir de células das gengivas dos próprios pacientes.

Uma equipa britânica conseguiu fazer nascer, de forma artificial, um dente funcional com raízes viáveis.

Os investigadores do King’s College, em Londres, recolheram células da gengiva de pacientes adultos, multiplicaram-nas em laboratório e combinaram-nas com outro tipo de células, as células mesenquimais (que têm as potencialidades dos tecidos embrionários) encontradas em ratinhos.

Estas células mesenquimais foram cultivadas de forma a dar às células humanas instruções para dar início ao nascimento de um dente. A mistura de células foi, depois, transplantada para o modelo animal, tendo sido possível fazer nascer um dente “híbrido” com raízes de qualidade.

Apesar do sucesso da investigação, a aplicação desta técnica em pacientes humanos poderá demorar ainda vários anos, dado que é necessário encontrar uma fonte acessível de células mesenquimais humanas que possam ser cultivadas em ambiente laboratorial para se proceder à sua multiplicação.

21 Março 2013
Atualidade

Notícias relacionadas

Direção da APTPD sobre os 10 anos da LabPro

Desafiámos os nossos leitores a escreverem-nos e a darem-nos a sua opinião sobre a LabPro, sobre a evolução do setor da prótese dentária em Portugal nestes últimos 10 anos e sobre a importância da nossa revista neste percurso. Hoje destacamos o testemunho da direção da APTPD – Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária.

Ler mais 18 Janeiro 2021
Atualidade

Novo confinamento: clínicas e laboratórios podem abrir

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da medicina dentária. As clínicas vão manter-se abertas, logo os laboratórios de prótese dentária poderão continuar em funcionamento.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadePrótese dentária

João Caramês tomou posse como novo diretor da FMDUL

No passado dia 4 de janeiro realizou-se a tomada de posse do novo diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), João Caramês. Esta cerimónia decorreu pelas 12h na Sala do Senado do edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade