Construção de marcas sensoriais: o logo sensorial

Imagem da notícia: Construção de marcas sensoriais: o logo sensorial

Qual o elemento distintivo de uma marca? Como identificamos e distinguimos as marcas? A resposta a estas perguntas parece óbvia, para a maior parte das pessoas: o logótipo.

Muitos outros aspetos podem fazer a identidade de uma marca, mas nenhum é tão imediato como o logótipo. Mas o que é o logótipo? Outra pergunta óbvia… Um logótipo é uma imagem. Será?

Do ponto de vista sensorial, um logótipo é um conjunto de estímulos sensoriais que resumem a identidade da marca; que transmitem, pelos sentidos, a essência dos valores que suportam a marca. Os estímulos estão, por isso, associados a emoções e representações abstratas.

No entanto, e apesar de o consumidor ter cinco sentidos, os logótipos têm sido tratados como elementos da identidade da marca exclusivamente visuais. Quando se pensa em logótipo, pensa-se em formas, cores, e eventualmente letras e palavras; e todos estes elementos são visuais.

Tal como referi no último artigo, também aqui se revela a ditadura do “paradigma visual” no marketing.

Leia o artigo de Pedro Teixeira na íntegra na LabPro 11, aqui.

4 Setembro 2014
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

BioHorizons Camlog celebra 55 anos

Com o 30.º aniversário da BioHorizons e o 25.º aniversário da Camlog, a BioHorizons Camlog pode olhar para trás e ver um percurso de sucesso em estabelecer ligações dentárias e em ganhar consistentemente influência na implantologia dentária através de soluções de alta qualidade.

Ler mais 8 Julho 2024
Atualidade