Curiosidade: as selfies e os dentes perfeitos

Imagem da notícia: Curiosidade: as selfies e os dentes perfeitos

As “selfies” podem ter influência direta numa possível paranoia relacionada com dentes perfeitos, intitulada dismorfia dentária.

Em causa está a perceção de que os dentes podem aparentar distorções ou outras situações associadas, que leva a corrigir um problema que pode nem sequer existir.

Tim Bradstock-Smith, diretor clínico da London Smile Clinic, indiciou que o problema das selfies é que “são captadas de forma muito próxima, pelo que pode ser distorcida. Como os dentes são o centro da imagem, as pessoas estão compreensivelmente a tomar decisões para os fazer parecer melhor”.

A distorção mencionada pelo profissional é especialmente nos dois dentes frontais, que pode não representar a típica curva do sorriso, especialmente perseguida pelo público feminino.

“Na nossa clínica temos recebido nos últimos cinco anos selfies de pacientes que nos revelam descontentamento quanto aos dentes frontais, mas quando nos chegam para avaliarmos a situação constatamos que a situação não é tão grave como relatada”, disse Bradstock-Smith.

Confessou ainda que com frequência dissuade pacientes a não enveredar por intervenções, dando antes dicas para tirar melhor selfies ou, no máximo, conferindo alinhamentos dentários simples.

26 Fevereiro 2016
Atualidade

Notícias relacionadas

Direção da APTPD sobre os 10 anos da LabPro

Desafiámos os nossos leitores a escreverem-nos e a darem-nos a sua opinião sobre a LabPro, sobre a evolução do setor da prótese dentária em Portugal nestes últimos 10 anos e sobre a importância da nossa revista neste percurso. Hoje destacamos o testemunho da direção da APTPD – Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária.

Ler mais 18 Janeiro 2021
Atualidade

Novo confinamento: clínicas e laboratórios podem abrir

O Governo já anunciou as medidas do novo confinamento geral para um combate necessário ao avultado número de infetados com Covid-19. Na generalidade, voltam a ser aplicadas as regras do primeiro confinamento, mas com novas exceções. É o caso da medicina dentária. As clínicas vão manter-se abertas, logo os laboratórios de prótese dentária poderão continuar em funcionamento.

Ler mais 14 Janeiro 2021
AtualidadePrótese dentária

João Caramês tomou posse como novo diretor da FMDUL

No passado dia 4 de janeiro realizou-se a tomada de posse do novo diretor da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL), João Caramês. Esta cerimónia decorreu pelas 12h na Sala do Senado do edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Ler mais 13 Janeiro 2021
Atualidade