Curiosidade: as selfies e os dentes perfeitos
As “selfies” podem ter influência direta numa possível paranoia relacionada com dentes perfeitos, intitulada dismorfia dentária.
Em causa está a perceção de que os dentes podem aparentar distorções ou outras situações associadas, que leva a corrigir um problema que pode nem sequer existir.
Tim Bradstock-Smith, diretor clínico da London Smile Clinic, indiciou que o problema das selfies é que “são captadas de forma muito próxima, pelo que pode ser distorcida. Como os dentes são o centro da imagem, as pessoas estão compreensivelmente a tomar decisões para os fazer parecer melhor”.
A distorção mencionada pelo profissional é especialmente nos dois dentes frontais, que pode não representar a típica curva do sorriso, especialmente perseguida pelo público feminino.
“Na nossa clínica temos recebido nos últimos cinco anos selfies de pacientes que nos revelam descontentamento quanto aos dentes frontais, mas quando nos chegam para avaliarmos a situação constatamos que a situação não é tão grave como relatada”, disse Bradstock-Smith.
Confessou ainda que com frequência dissuade pacientes a não enveredar por intervenções, dando antes dicas para tirar melhor selfies ou, no máximo, conferindo alinhamentos dentários simples.
26 Fevereiro 2016
Atualidade