“Estado aumenta receita de IVA das próteses dentárias à custa do consumidor”

Imagem da notícia: “Estado aumenta receita de IVA das próteses dentárias à custa do consumidor”

A Associação Portuguesa de Técnicos de Prótese Dentária (APTPD) informou hoje os seus associados que o Orçamento Geral de Estado para 2017 isenta as próteses dentárias de IVA, anteriormente sujeitas à taxa reduzida de 6%. Porém os custos de produção das mesmas sobem bem mais, face às regras do imposto sobre o valor acrescentado. Com efeito, ao tornar as próteses dentárias isentas de IVA (alínea 3 do artº 9 do CIVA), o Estado deixa de aceitar que os técnicos e laboratórios de prótese dentária deduzam o IVA das matérias-primas, dos serviços e dos investimentos em equipamentos necessários à produção de próteses dentárias. De acordo com os dados do Banco de Portugal sobre as PME que produziram próteses em 2015, esses “consumos intermédios” representam em média 47% do custo das próteses. Segundo a APTPD, estes consumos intermédios são taxados em sede de IVA na sua quase totalidade a 23%, IVA esse que ao deixar de ser dedutível passa a fazer parte dos custos de produção o que leva a um aumento automático direto dos custos de 11%, que é quase o dobro da redução do IVA. O Estado sai beneficiado na receita fiscal.

A APTPD lamenta não ter sido ouvida sobre esta matéria, apesar de ter feito chegar aos grupos parlamentares a sua preocupação com o efeito da medida, antes da sua aprovação no final de novembro. A APTPD informou os seus associados que, devem junto dos seus técnicos oficiais de contas, aferir da necessidade de, a partir do início de 2017, transmitir as próteses dentárias sem IVA e dos efeitos do aumento dos custos intermédios com a subida de cerca 23%. O presidente da APTPD, Luís Costa, interroga-se se “os partidos que anunciaram a medida como sendo boa para a saúde oral e para os consumidores, estavam deliberadamente a enganar o contribuinte com o objetivo de aumentar a receita fiscal, ou se foi apenas um caso de manifesto «lapso» legislativo”. A APTPD manifesta-se disponível para discutir formas que permitam mitigar esta medida, nomeadamente através do alargamento da possibilidade de renúncia à isenção de IVA à sua atividade.

 

21 Dezembro 2016
Prótese dentária

Notícias relacionadas

Revista do Ano. Os mais lidos em 2024

Damos as boas-vindas a 2025 com entusiasmo e expectativas renovadas. A LabPro continua ao seu lado, comprometida em ser a sua principal fonte de conhecimento e inspiração do setor.

Ler mais 2 Janeiro 2025
Prótese dentária

Ivoclar apresenta gama de produtos IPS e.max Press

A IPS e.max Press tem sido o resultado de intensa pesquisa e desenvolvimento contínuo ao longo de mais de uma década. Desde setembro de 2024, os tons de captação selecionados e.max Press IPS também estão disponíveis num pacote de substituição de 10 peças.  

Ler mais 18 Novembro 2024
MateriaisPrótese dentária