“Os sistemas CAD/CAM vieram revolucionar o mercado”

Imagem da notícia: “Os sistemas CAD/CAM vieram revolucionar o mercado”

Domingos America recebeu-nos no seu laboratório, em Matosinhos, e falou-nos das principais transformações que ocorreram na prótese dentária desde que abraçou esta área.

“Já estamos no mercado há mais de 30 anos; muita coisa mudou desde então. Deixámos de ser artesãos para passarmos a ser também técnicos de informática. Esta é, para mim, a maior alteração nesta área. Antigamente, ainda antes do meu tempo, com um laboratório de vão de escada, uma panela e um fogareiro ‘vulcanizava-se’ uma dentadura (sem querer ser depreciativo). Na época em que comecei a dedicar-me à prótese deu-se uma grande transformação… começaram a olhar para a prótese de uma forma mais científica. Um dos primeiros scanners a vir para Portugal foi o nosso. Na altura era ainda 2D e leitura por contacto, nada a ver com os atuais. Estávamos na gestação desta tecnologia. As impressoras a laser e os sistemas CAD/CAM vieram revolucionar o mercado. Já na área da implantologia, as lâminas de Linkow deram lugar a outro tipo de soluções, nomeadamente os implantes de hidroxiapatita e os implantes de Brånemark em titânio, entre muitos outros”.

Saiba mais na LabPro 27.

19 Maio 2017
Entrevistas

Notícias relacionadas

Maria Veiga Kraemer em entrevista

Numa conversa com a LabPro, a técnica de prótese dentária falou sobre a escolha profissional, o laboratório de prótese que tem com o marido, da colaboração com a Merz Dental, na qual dá formação, e da dificuldade da prótese removível se afirmar no mundo da prótese.

Ler mais 5 Julho 2021
AtualidadeEntrevistasPrótese dentária