“Adquirir a cédula profissional em Portugal foi o maior desafio”

Imagem da notícia: “Adquirir a cédula profissional em Portugal foi o maior desafio”

Há oito anos em Portugal, o técnico de prótese dentária Ricardo Borges fala-nos, entre outras questões, da chegada ao nosso país e da burocracia portuguesa.

LabPro: Como surgiu a oportunidade de vir trabalhar para Portugal?

Ricardo Borges: Há 20 anos, em meados de 1999, a família da minha esposa, na época minha namorada, começou a preparar-se para emigrar. O destino seria a América, mas, uma massiva propaganda sobre as facilidades e benefícios de vir para Portugal fora veiculada em rede nacional, em horário nobre, e a mudança de destino foi inevitável. No início do ano 2000 eles vieram empreender aqui e eu fui morar em São Paulo para tirar o curso de prótese dentária. Um ano mais tarde voltei à minha cidade natal, Fortaleza, e montei um laboratório com uma equipa de 10 pessoas. Trabalhei desta forma durante quatro anos. Depois desta experiência, resolvi mudar de estratégia e apostar na excelência, com metade da equipa, especializando-me cada vez mais, tendo melhores resultados e estimulado pela família tracei um plano para emigrar e empreender, o que aconteceria seis anos mais tarde.

LP: Foi fácil adquirir a cédula profissional em Portugal?

RB: A cédula profissional foi um capítulo à parte, sem dúvida o maior desafio de toda a jornada. Eu diria que, se soubesse o que enfrentaria, Portugal não seria uma opção. Uma burocracia exagerada e prazos intermináveis, uma situação fora de propósito, sempre um carimbo a mais. Cada vez que mudava a pessoa do atendimento, lá vinham mais exigências. Pareceu simples, mas na verdade foi demorado e caro. Para resumir, foram cinco viagens a São Paulo e quatro para Portugal, num total de um ano e sete meses.

Leia a entrevista completa na LabPro 36.

30 Agosto 2019
Entrevistas

Notícias relacionadas

“O nosso foco é o protésico e o seu desenvolvimento”

Numa conversa conjunta, Oleg Blashkiv, técnico de prótese e proprietário do KODM, revelou a abertura de um novo espaço, destinado a técnicos de prótese que queiram “trabalhar de forma independente com os seus clínicos, mas suportados por uma instituição”.

Ler mais 29 Novembro 2023
Entrevistas

“Oferecemos soluções digitais 360º aos nossos clientes”

Miguel Mendes, local manager da Upcera, guia-nos pelos corredores de uma marca internacional que se assume “inovadora, de confiança e em constante progresso”. A empresa asiática mostra-se “empenhada em fornecer serviços de alta qualidade” de produtos com certificados CE, FDA, ISO13485, CFDA, MDL e MFDS.

Ler mais 21 Novembro 2023
Entrevistas

“A Campus Clinic tem como objetivo um trabalho de excelência”

Rui Monterroso, diretor clínico e médico dentista da Campus Clinic, concedeu uma entrevista onde aborda vários temas da medicina dentária, que vão desde a formação à relação médico-protésico, da implementação digital aos cursos universitários, deixando-nos ainda com a sua perspetiva para o futuro.

Ler mais 25 Outubro 2023
Entrevistas