Covid-19: DGS atualiza norma sobre vacina da AstraZeneca

Imagem da notícia: Covid-19: DGS atualiza norma sobre vacina da AstraZeneca

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou a 28 de maio, a norma relativa à vacina VAXZEVRIA (da AstraZeneca).

A nota da DGS, indica que “as pessoas com menos de 60 anos que já foram vacinadas com uma dose de vacina VAXZEVRIA possam ser vacinadas com uma vacina de mRNA, respeitando o intervalo previsto de 12 semanas após a primeira dose”.

Da norma pode-se ler ainda que quem “adiou a segunda dose do esquema da AstraZeneca, aguardando por nova recomendação da DGS”, deve “completar a vacinação, logo que possível, com uma dose de vacina de mRNA”.

No entanto, alerta o documento, “as pessoas devem estar atentas a sintomas que podem surgir neste esquema misto de vacinação: “febre, cansaço, inchaço ou dor no local da administração, nos primeiros dias após a vacinação, tal como acontece com todas as vacinas contra a COVID-19”.

A DGS aconselha “os vacinados a seguirem as indicações do folheto da norma e dos profissionais de saúde”. As referidas alterações ao esquema vacinal com a VAXZEVRIA encontram-se detalhadas na Norma 003/2020, que define ainda que os “cidadãos com mais de 60 anos recebem a segunda dose da VAXZEVRIA, com um intervalo de duas semanas após a primeira toma”.

2 Junho 2021
Atualidade

Notícias relacionadas

VITA Zahnfabrik comemora centenário

Com sede no sul da Alemanha, a empresa familiar de quarta geração tem como mote o VITA PERFECT MATCH, um trabalho contínuo em busca de “soluções para próteses perfeitas em termos funcionais e estéticos”.

Ler mais 30 Janeiro 2024
Atualidade

Duarte Marques reeleito Presidente da SPEMD

Professor Doutor da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUL), Duarte Marques assume que a reeleição de 16 de dezembro de 2023 “reforça o espírito de compromisso e estabilidade da equipa aliado à sustentabilidade, inclusão, formação e inovação a que nos propusemos a trazer à Sociedade.”

Ler mais 17 Janeiro 2024
Atualidade