Covid-19: DGS atualiza norma sobre vacina da AstraZeneca

Imagem da notícia: Covid-19: DGS atualiza norma sobre vacina da AstraZeneca

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou a 28 de maio, a norma relativa à vacina VAXZEVRIA (da AstraZeneca).

A nota da DGS, indica que “as pessoas com menos de 60 anos que já foram vacinadas com uma dose de vacina VAXZEVRIA possam ser vacinadas com uma vacina de mRNA, respeitando o intervalo previsto de 12 semanas após a primeira dose”.

Da norma pode-se ler ainda que quem “adiou a segunda dose do esquema da AstraZeneca, aguardando por nova recomendação da DGS”, deve “completar a vacinação, logo que possível, com uma dose de vacina de mRNA”.

No entanto, alerta o documento, “as pessoas devem estar atentas a sintomas que podem surgir neste esquema misto de vacinação: “febre, cansaço, inchaço ou dor no local da administração, nos primeiros dias após a vacinação, tal como acontece com todas as vacinas contra a COVID-19”.

A DGS aconselha “os vacinados a seguirem as indicações do folheto da norma e dos profissionais de saúde”. As referidas alterações ao esquema vacinal com a VAXZEVRIA encontram-se detalhadas na Norma 003/2020, que define ainda que os “cidadãos com mais de 60 anos recebem a segunda dose da VAXZEVRIA, com um intervalo de duas semanas após a primeira toma”.

2 Junho 2021
Atualidade

PUBLICIDADE
Montellano
PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

BioHorizons Camlog celebra 55 anos

Com o 30.º aniversário da BioHorizons e o 25.º aniversário da Camlog, a BioHorizons Camlog pode olhar para trás e ver um percurso de sucesso em estabelecer ligações dentárias e em ganhar consistentemente influência na implantologia dentária através de soluções de alta qualidade.

Ler mais 8 Julho 2024
Atualidade