Tratamento inovador estimula a perda do olfato e paladar com a Covid-19

Imagem da notícia: Tratamento inovador estimula a perda do olfato e  paladar com a Covid-19

O vírus SARS-COV-2 tem a “capacidade de entrar nas células e multiplicar-se através de recetores e ligações proteicas, que estão presentes nas membranas celulares”. As células do nariz, garganta e vias aéreas superiores “possuem esses recetores, em grande quantidade, facilitando assim, a disseminação viral”.

Por esse motivo, a PortOral apostou no laser terapêutico para estimular a microcirculação e o trofismo das células locais, conforme explicou Arethuza Luna, médica dentista.

É, a partir deste processo de infeção que, o vírus pode comprometer a função do olfato, inflamando o local e interrompendo a deteção de odores.

A perda do paladar diminui o fluxo de saliva do paciente, pela falta de “estímulos gustatórios das glândulas salivares, que a saliva protege os dentes, além de que ajuda no processo digestivo”, salienta a especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial.

Para Arethuza Luna “existem casos que logo na primeira sessão o paciente começou a sentir o cheiro”, assim sendo entende-se que não houve danos nos neurónios sensoriais olfativos.

Nestes casos ocorre “uma regeneração neuronal e esse processo dura em torno de 30 dias ou mais, no qual a sensação é de uma melhoria gradual”. Depois há algumas pessoas que ainda não recuperaram o olfato, o que pode “indicar danos nos neurónios sensoriais, ou lesão no sistema nervoso central”.

A laserterapia, ou laser terapêutico tem uma série de indicações, podendo ser usado isoladamente ou como coadjuvante de outros tratamentos.

2 Junho 2021
Atualidade

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

C.A.S.O. Porto celebra 15 anos

O Centro de Apoio à Saúde Oral do Porto (C.A.S.O. Porto) celebrou um marco significativo neste mês, os 15 anos de dedicação à saúde oral e ao bem-estar da comunidade portuense.

Ler mais 27 Março 2024
Atualidade

Hoje é o dia da Daniela

Em dia aniversário, resolvemos desafiar a Daniela, jornalista na LabPro, a mostrar um pouco mais de si. E aproveitamos para lhe desejar um dia maravilhoso!

Ler mais 26 Março 2024
Atualidade

SPEMD celebra Dia Mundial da Saúde Oral

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) celebrou o Dia Mundial da Saúde Oral 2024 com um foco especial na importância da acessibilidade aos cuidados de saúde oral. No passado dia 20 de março promoveu diversas ações de sensibilização para esta temática.

Ler mais 25 Março 2024
Atualidade