Estética e função, de acordo com o desejo e possibilidades do paciente

Imagem da notícia: Estética e função, de acordo com o desejo e possibilidades do paciente

Artigo de Ricardo Soares, técnico de prótese dentária.

Caso clínico:

Gostaria então de contar a história do Cedric, um perfeito cavalheiro, a quem tive o privilégio, juntamente com o doutor Ruppert de transformar o sorriso.

O Cedric ao longo dos anos foi negligenciando os seus dentes naturais, acabando por perder alguns, o que levou a uma perda acentuada da sua dimensão vertical e claro ao movimento dos próprios dentes, criando assim um sorriso pouco estético.

O seu desejo era conseguir, de certa forma, devolver esteticamente o seu sorriso a algo mais semelhante com a sua juventude e aqui apareceu um pedido bastante peculiar por parte do Cedric (um pequeno inlay em ouro no dente 1.1).

O Cedric era conhecido em jovem pelo homem do dente de ouro e gostaria de voltar a ser, só assim se sentiria confiante e seguro de forma a poder ter uma vida social mais ativa. Por sorte, o nosso paciente tinha várias fotos que nos ajudaram a perceber a forma como executar o trabalho.

Ao analisar o caso com o doutor Rupert ficou decidido que iríamos fazer uma prótese esquelética com ganchos a nível do 1.6/2.6/2.7. Como o Cedric estava muito preocupado com a parte estética acabamos por recomendar uns ganchos estéticos para os caninos (Myerson Visiclear, material termoplástico).

Tenho por norma pedir fotografias de todos os processos clínicos, desde a situação inicial, toma de cor (dente e gengiva), registo de mordida, prova de dentes e finalização do caso, já que isso me ajuda a perceber o que posso ou não fazer para completar o trabalho da melhor forma possível. E claro, ao receber as fotografias do trabalho finalizado em boca permite-me analisar o resultado final e evoluir para, em trabalho futuros, conseguir resultados mais realistas.

Depois de uma análise cuidadosa das fotografias optamos por utilizar, neste trabalho, os dentes da Ivoclar Sr Vivodent SDCL cor A3.5, de maneira a copiar a forma e a cor do dente natural (2.1).

Leia o caso clínico completo na LabPro 43!

13 Agosto 2021
Artigos Técnicos

PUBLICIDADE
MineralDente - Recrutamento

Notícias relacionadas

Investigadores testam novos materiais de impressão 3D

Um grupo de investigadores italianos pesquisou recentemente as propriedades mecânicas dinâmicas e a biocompatibilidade in vitro de 11 novos materiais dentários de impressão 3D projetados para o fabrico de coroas, pontes temporárias e bases de próteses para avaliar a sua adequação para uso clínico.

Ler mais 28 Junho 2024
Artigos Técnicos